Itatiaia Ponto Tec

Coluna do Itatiaia Ponto Tec

Veja todas as colunas

Itatiaia Tecnologia

O que as crianças e adolescentes estão fazendo na internet?

Saiba resposta para pergunta que tira o sono de muitos pais e mães

26/04/2022 às 10:15
O que as crianças e adolescentes estão fazendo na internet?

Essa pergunta tira o sono de muitas mães e pais, uma vez que segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, quase toda a população entre 10 e 17 anos tem acesso à internet no país.

A preocupação tem razão de ser, pois jovens e crianças, ainda em formação, precisam ser acompanhados e auxiliados para aproveitarem o melhor da internet e ter consciência dos riscos.

Do lado dos benefícios, uma pesquisa recente aponta que para 48% das famílias brasileiras, a tecnologia contribui no processo de independência das crianças.

Elas buscam conhecimento e tem capacidade de criar coisas novas utilizando recursos e ferramentas digitais. E isso é algo que nós pais podemos incentivar e auxiliar a desenvolver.

Hoje existe uma grande preocupação em relação ao tempo de uso de tela, o que muitas vezes pode colocar a tecnologia no lugar de vilã. Entretanto, a maior questão não está no tempo de uso e sim na forma de usar.

Existem dois tipos de uso da tecnologia: o passivo e o ativo. Precisamos estimular as crianças e adolescentes a utilizarem a internet de maneira ativa: pesquisando, descobrindo, criando e construindo coisas. Ao invés de apenas receber, sem nenhum tipo de interação e atividade, o que vem das telas.

Na pesquisa que citei há pouco, 61% dos pais relataram que os filhos ainda pedem ajuda com tecnologia. Aproveitemos essas oportunidades de estarmos com nossos filhos, aprendendo juntos o melhor que a internet pode oferecer para o presente e o futuro deles.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou