Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Salvem a Seleção

08/06/2021 às 09:19
Salvem a Seleção

Pentacampeã mundial. Única a participar de todas as Copas. Maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos. Maior campeã da Copa das Confederações. A Seleção do Pelé. A pátria de chuteiras. 
 
A Seleção Brasileira de Futebol é a maior e mais temida reunião de jogadores do mundo. Entretanto, nos últimos anos, a Seleção tem passado por um processo de encolhimento e perda de brilho avassalador.
 
Se antes o país parava para acompanhar os jogos da Seleção, hoje, muitas vezes nem se sabe que ela estará em campo.
 
Esse processo começou com amistosos caça-níquel fora do Brasil. Na sequência, vê-se a montagem de uma Seleção sem qualquer identidade com seu torcedor. Jogadores de nacionalidade brasileira que praticamente não jogaram no Brasil e não são destaque no futebol europeu.
 
Éder Militão, Danilo, Fred, Alex Sandro e até mesmo Richarlison são ilustres desconhecidos para a maioria dos torcedores brasileiros.
 
Por óbvio não se defende a não convocação de “estrangeiros”, mas que sejam convocados jogadores que de fato façam a diferença. Éder Militão é realmente tão melhor que Rodrigo Caio? Danilo é realmente tão melhor que Marcos Rocha? Alex Sandro é realmente tão melhor que Arana? Richarlison é realmente tão melhor que Bruno Henrique?
 
O brasileiro precisa se ver na Seleção para atribuir a ela legitimidade.
 
Para piorar o cenário, notícias dão conta de que os atuais selecionados iniciaram movimento para não jogar a Copa América. 
 
Não há que se apagar o Sol com a peneira, o movimento é político, oportunista e circunstancial. A Copa América é uma competição de segunda linha e que não acrescenta nada para os milionários jogadores. Abrir mão de jogar Champions, Jogos Olímpicos, Libertadores, Copa do Mundo, ninguém quer.
 
A Copa América reunirá dez seleções com testes de covid e que permanecerão em uma bolha. Risco para atletas e terceiros, próximo de zero.
 
Na Libertadores, por exemplo, cada um dos times brasileiros receberam três estrangeiros e viajaram três vezes com maior circulação, sem bolha e, por consequência, maior risco a todos. 
 
A verdade é que estão utilizando a Covid como pretexto para não perderem as férias, e o Grupo Globo, para minar a competição que será transmitida pela concorrente SBT e competirá com a Euro e jogos da seleção feminina, transmitidas pelo Grupo Globo.
 
Quem é contra a Copa América tem que ser coerente e ser contra os Jogos Olímpicos que envolverá milhares de atletas de duzentos países. Coerência necessária para não se gerar dúvidas de que os gritos histéricos contra a Copa América não sejam fruto de oportunismo, interesse comercial e política.
 
A Seleção Brasileira completará 20 anos sem uma Copa do Mundo, ou seja, está a uma Copa de igualar seu maior jejum (1970-1994). No entanto, naquela época tivemos boas Seleções em 74, 78, 82 e 86, além de uma geração com Romário e Bebeto. 
 
Atualmente, o Brasil vem de uma campanha não inspiradora em 2010, de um 7 a 1 em 2014 e de uma Copa apagada (a pior desde 1990) na Rússia. Não há craques. O maior nome da Seleção é um “garoto” de quase 30 anos que não amadureceu, vive dando canelada fora das quatro linhas e nunca foi protagonista em uma grande conquista. Uma eterna promessa. Ninguém, em sã consciência, acredita que essa Seleção possa brilhar no Catar.
 
É necessário e urgente que medidas sejam tomadas para a pátria de chuteiras voltar a vibrar no coração do Brasileiro. A CBF precisa cuidar mais da Seleção e da sua imagem, bem como aproximá-la do torcedor. Quem não estiver disposto a roer o osso da Copa América, que não coma o filé da Copa do Mundo. A Seleção precisa de raça, de gana e de brilho nos olhos. Se não for assim, o escrete canarinho não passará de uma reminiscência histórica.

 

@lucasfigfoto/ CBF

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Paralisação será por tempo indeterminado. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Localização dessas pessoas tem sido mais facilitada pelas novas ferramentas tecnológicas. #Itatiaia

    Acessar Link