Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Viva o Joaquim... E o Glauco também!

O Joaquim acusou um colega de fazer chicana. O Brasil veio abaixo. Há de se respeitar um ministro da mais alta corte, disseram vozes poderosas que mandam no país há 513 anos. Será que Levandosvk merece?

23/08/2013 às 10:29

O Joaquim acusou um colega de fazer chicana. O Brasil veio abaixo. Há de se respeitar um ministro da mais alta corte, disseram vozes poderosas que mandam no país há 513 anos. Será que Levandosvk merece? Fui buscar socorro na Wikipédia e encontrei três significados para a palavra. Do ponto de vista jurídico quer dizer “dificuldade criada, no decorrer de um processo judicial, pela apresentação de um argumento com base em um detalhe ou ponto irrelevante; abuso dos recursos, sutilezas e formalidades da justiça; o próprio processo judicial (de forma pejorativa); contestação feita de má-fé; manobra capciosa, trapaça, tramóia”. Há outra definição, válida para o automobilismo que é “passagem em zigue-zague através de uma série de obstáculos; dispositivo que dificulta a livre passagem dos carros ou motocicletas numa pista de corrida; cada um desses obstáculos ou dispositivos”. Mas, quando observamos na etimologia, isto é, a origem das palavras, do francês “chicane”, outra explicação que vem do século XVI: “passagem em zigue-zague num entrincheiramento, dispositivo que impede a livre circulação de um fluído ou de um sólido, perseguir na justiça, levantar obstáculos para criar dificuldades num processo judicial”.

Ora, com o respeito que nos merecem os que criticam Joaquim, por tudo que aprendi e observei na vida, um dos grandes males do país está contido nesta palavra. Ou não é a chicana que ilustra a história do próprio Supremo Tribunal Federal que luta para, na primeira vez de sua história, colocar uma fornada de ladrões famosos na cadeia brasileira? O problema do Joaquim é que ele fala o que o povo pensa e disso, modestamente, eu entendo porque, num espaço muito menor, com caixa de repercussão infinitamente inferior, sofro constantemente dos mesmos males. Em Minas, sobretudo, terra minha e de Joaquim, você não pode falar o que pensa. Tem um ex-governador cuja irmã se irrita até se a gente disser que ele é bonito. Tem de falar que é lindo, maravilhoso, inigualável. Parabéns, portanto, para o Joaquim... Ah, para o juiz Glauco Soares também! Depois de nove anos e quatro tentativas de julgar os acusados de chacinarem sem terras ele marcou nova data, mas mandou prender os réus. Quero ver se os defensores não vão usar a chicana, ou seja, o zigue-zague das leis para apressar o júri!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Problema afeta deslocamento até estações Barreiro e Diamante #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Pagamento será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração. #Itatiaia

    Acessar Link