Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Violência fora de controle

Segurança de Betim, Luis Flávio Sapori, não usa meias palavras para declarar que a violência está fora de controle.

15/04/2015 às 11:43

Finalmente, uma autoridade assume sem rodeios a situação de emergência para a criminalidade em Minas: o secretario de Segurança de Betim, Luis Flávio Sapori, não usa meias palavras para declarar que a violência está fora de controle e que precisa da ajuda de todos, desde o mais simples cidadão até o governador do Estado. E urgente.

Os números corroboram a fala do secretário que tem bagagem prática e teórica para pedir socorro: nos primeiros 14 anos deste século, o número absoluto do crime mais grave, o homicídio, subiu 70 por cento, o que significa taxa de 55,6 mortes para cada 100 mil habitantes, índice alarmante mesmo comparado com outros municípios brasileiros também violentos. O tráfico de drogas é o motor da avalanche mortal, tanto que um estudo do Centro de Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas revela que de 552 inquéritos relativos a crimes ocorridos entre 1987 e 2012, nada menos que 66,1 por cento não tiveram autoria definida e, portanto, foram arquivados. A propósito, as drogas são a causa de mais de 42 por cento dos assassinatos.

A situação não é menos grave quando se verifica o gráfico de furtos e roubos. Aumento de 51 por cento nos últimos dois anos. Sem falar nos não registrados. Faltam policiais civis, militares e vias de maior comércio na região central, mais os bairros Jardim Teresópolis, Alterosa, Laranjeiras e São Caetano abrigam pessoas apavoradas.

Com apoio do prefeito Carlaile Pedrosa, o secretário sugere o fortalecimento da Guarda Municipal, implantação de patrulhas comunitárias, esforços junto ao Tribunal de Justiça para diminuir a impunidade, articulação com o governo do Estado para a construção de centro para internação de menores e de presídios no modelo APAC, além de uma serie de programas, voltados para crianças em situação de risco, jovens, mulheres e usuários de drogas.

Outra boa notícia é a criação de um Conselho Municipal de Segurança, a reativação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e, sobretudo, o chamamento da comunidade para uma grande discussão. O desafio é gigantesco, mas, começa com a virtude da consciência de que Deus precisa ajudar.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Esposa do surfista, a modelo contou sobre a nova dinâmica nas redes sociais #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=cintia-dicker-conta-que-vai-dividi...

    Acessar Link