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Trânsito é o problema

Trânsito é o problema

06/05/2013 às 02:13

Durante a abertura ao tráfego de veículos na “alcinha” – o primeiro ramo de um complexo que inclui mais dois viadutos e uma trincheira nos limites de Belo Horizonte e Nova Lima – o assunto era um só: qualquer que seja a obra ali realizada, ela será insuficiente porque o problema seguirá no chamado efeito dominó, ou seja, as duas principais vias de acesso, a Raja Gabaglia e a Nossa Senhora do Carmo não darão conta da vazão. O drama é esse, não mais apenas em Belo Horizonte, mas em Betim, Juiz de Fora, Contagem, Uberlândia, Uberaba, enfim, qualquer cidade de médio porte já sofre com tráfego lento e congestionamentos. No caso da região Centro-Sul da capital é simples: o volume de carros cresce assustadoramente para as mesmas vias construídas há 20 ou 30 anos. Agora, por exemplo, a BHTRANS está com licitação aberta para a contratação de empresa que dirá o que fazer entre a Savassi e o BH Shopping. Numa primeira abordagem, o presidente da empresa, Ramon Victor, admite Veículo Leve sobre Trilhos, o BRT (sistema de ônibus de maior capacidade que a Prefeitura já prepara para avenidas importantes como Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro II) e até algum tipo de veículo aéreo. Por enquanto, o técnico diz que estamos longe de impedir a chegada de carros particulares na área mais central; no entanto, ele está certo de que mais e mais todos serão induzidos a usarem o transporte público como, aliás, é comum em todas as grandes cidades do mundo. Só que lá os executivos, os profissionais da classe média, senhoras e idosos contam com um serviço decente, confortável e confiável. E o presidente da BHTRANS sabe disso... Portanto, a futuro promete muitas mudanças.

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