Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Sem lideranças e sem oposição

O vazio institucional e o medo dos velhos caciques políticos encontram explicação numa frase de Ulysses Guimarães, que teve papel importante na redemocratização do país e foi o coordenador da última Assembleia Nacional Constituinte:

27/06/2013 às 11:37

O vazio institucional e o medo dos velhos caciques políticos encontram explicação numa frase de Ulysses Guimarães, que teve papel importante na redemocratização do país e foi o coordenador da última Assembleia Nacional Constituinte: “A única coisa que mete medo em político é povo na rua”. E, agora que o gigante acordou, todos querem saber como isso vai acabar, quem vai lucrar e se, de fato, o país vai mudar. Penso que o Brasil já mudou. Quando os prefeitos forem definir os futuros reajustes nas tarifas de ônibus destinarão mais tempo e cuidado ao tema; quando o congresso for votar a PEC 37 – a que retira poder de investigação do Ministério Público – o fará com mais transparência e seriedade, enfim, a turma que vive da política partidária está com as barbas de molho.

Mas, por que não sabemos sequer o que pode acontecer hoje em Belo Horizonte? O que apavora tanto as nossas forças de segurança? E os donos da mídia, assustados com possíveis retaliações? Todo mundo quer atribuir o vazio e a violência à falta de lideranças no movimento. Sinceramente, vejo dois equívocos: primeiro é a importância que se dá aos vândalos, que são algumas centenas no meio de dezenas de milhares de manifestantes pacíficos. Então, é dar força à polícia, retirá-los do bolo e punir. Como? É só combinar com os pacifistas... Ao primeiro sinal de quebradeira todos se assentam e ajudam a polícia. Em segundo lugar, não temos lideranças porque todo mundo tá que não aguenta mais e foi prá rua. Esse é um dos males da ditadura. Nossos líderes morreram ou mudaram de lado.

E por que os manifestantes não aceitam qualquer bandeira partidária para mediar o conflito? É porque não temos oposição. No plano federal quem devia fazer o contraponto é o PSDB e o DEM... Alguém acredita? Em Minas, temos um exemplo: o prefeito de Contagem é comunista, eleito com apoio de Newton Cardoso, Aécio Neves e mais um sem número de políticos e siglas... Estamos mal acostumados no legislativo. Seja no Congresso, nas assembleias ou nas câmaras, a maioria fecha com o Executivo em troca de verbas indecentes disfarçadas de emendas e tratam de sua reeleição, enquanto fingem que legislam. Apenas uma minoria insignificante fica de fato na oposição, sem conseguir aprovar nada, impedir absurdos e sequer contam com espaço na mídia.  Os donos do poder vão encontrar mil razões contra uma Constituinte Exclusiva proposta por Dilma, mas eu continuarei sonhando com ela.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    No dia 25 de janeiro de 2019 uma barragem da Vale se rompeu e causou centenas de mortes e danos na natureza #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Estreia do Campeonato Mineiro será no duelo entre Coelho e Veterana, nesta terça, às 21h. #Itatiaia

    Acessar Link