Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

O melhor ainda é... Votar!

13/11/2020 às 07:30

Toda eleição, de dois em dois anos, eu repito a convocação: “Vamos votar direito, procurar nos informar sobre os candidatos, se já são políticos qual o seu desempenho, enfim, caprichar”. E, depois, recebo enxurrada de protestos, do tipo “votar em quem?” ou “tudo é uma porcaria só”. Muitas vezes concordo com a indignação do eleitor, mas, considerando todas as circunstâncias, estou aqui de novo para pedir a mesma coisa:  votem bem.

Se você disser que a eleição é inapropriada, concordo inteiramente. E repeti o ano inteiro que não havia clima, nem segurança sanitária, nem necessidade de votar agora. Na verdade, sou contra eleição de dois em dois anos, por entender que é um gasto gigantesco para um país pobre e quebra toda a sequência administrativa. Assim, deveríamos ter eleição de 5 em 5 anos, de vereador a presidente. Mas, admito, sou voto vencido e o principal argumento dos defensores das eleições municipais é o de que elas permitem discutir a cidade. Aceito, mas, pergunto: quem disse que Belo Horizonte foi discutida decentemente nesta campanha? Ou qualquer outra cidade?

Você também pode argumentar que não é legal juntar gente para votar no meio da pandemia. Claro que concordo! As mesmas escolas que ficaram vazias o ano inteiro, sob o pretexto de que as crianças poderiam levar a doença para os grupos de risco, agora vão receber os idosos, como eu, do grupo de risco. E prometem “voto seguro”.

Por fim, com tanto gasto desnecessário, tanta corrupção, dinheiro na cueca e proximidades, você pode estar desanimado. Compreendo, mas não entrego os pontos. Não há outra saída: a gente vai lá, capricha na escolha e cumpre com a obrigação. Se der certo, ótimo, contribuímos para um mundo melhor. Se der errado, errarmos na escolha ou nosso preferido não for eleito, pelo menos não vamos ficar reclamando quatro anos. 

Já disseram que, se existe regime de governo melhor que a democracia, ainda não conhecemos. E ela só funciona com voto. Consciente.
   

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Mineração dia a dia. Investir em qualificação e desenvolvimento dos profissionais, independentemente do seu gênero, é uma das ações que vem se tornando realidade em Minas Ger...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Apenas neste domingo, 8 estabelecimentos de Belo Horizonte foram interditados pela prefeitura. #Itatiaia

    Acessar Link