Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

O drama da evasão escolar

12/04/2021 às 07:45

Desde o começo da pandemia tenho dito que não vejo dados concretos para o fechamento das escolas por todo o período em que isso acontece em Belo Horizonte, por exemplo. Claro que sempre com o cuidado de quem não é professor ou infectologista, mas, apenas cidadão que todo dia pensa no aumento do fosso que separa crianças pobres das que têm família abastada, o que constitui a grande injustiça social do Brasil.

Agora, volto ao tema porque o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) diz que, só no mês de novembro, o número de alunos afetados pelo fechamento de escolas devido à covid-19 aumentou 38%, colocando mais pressão sobre o aprendizado e o bem-estar de alunos em todo o mundo. 

Quase um em cada cinco alunos em todo o mundo segue fora da escola. São cerca de 320 milhões de crianças. Somente em novembro, a ausência dos alunos aumentou em quase 90 milhões de casos. Em comunicado, o chefe global de Educação do Unicef, Robert Jenkins, afirmou que “as evidências mostram que as escolas não são os principais motores desta pandemia”.

Segundo ele, “apesar de tudo que se aprendeu sobre a covid-19, o papel das escolas na transmissão e as medidas que se podem tomar para manter as crianças seguras, está se caminhando na direção errada, e muito rapidamente”.

O especialista destacou “uma tendência alarmante dos governos fechando escolas como um primeiro, e não como um último recurso”. Jenkins disse ainda que, em alguns casos, isso está sendo feito em todo o país, ao invés de comunidades individuais, e as crianças continuam a sofrer os impactos.

Portanto, diz o especialista mundial, que no caso de Belo Horizonte, por exemplo, o fechamento por todo esse tempo é um exagero e faz mal às crianças, que ficam sem aprendizado, alimentação e segurança... Afinal, quantos meninos, como o garoto Henry, do Rio de Janeiro, foram salvos de seus carrascos pela observação de uma professora da mudança de comportamento em sala de aula?

O representante da ONU afirma: “Um estudo recente usando dados de 191 países não mostrou associação entre o status escolar e as taxas de infecção por covid-19 na comunidade”. E, com poucas evidências de que as escolas contribuem para taxas mais altas de transmissão, o Unicef está pedindo que os governos deem prioridade à reabertura dos colégios e tomem todas as medidas para torná-los seguros.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Considerado o melhor jogador do piso de saibro da história, o espanhol, atual terceiro colocado no ranking mundial, não teve seu reinado ameaçado na capital italiana. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Total de pessoas recuperadas da doença chega a 14,06 milhões. #Itatiaia

    Acessar Link