Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

O cavalo arreado passou...

Enfim, temos a faca e o queijo, o cavalo passou arreado e o PT mostrou-se igual aos outros partidos brasileiros.

22/07/2015 às 12:07

O surrado ditado de que um “cavalo arreado não passa duas vezes” é atribuído a Maquiavel, mas pode perfeitamente ser mais uma dessas frases geniais que surgem no meio do povo e ficam para sempre na nossa memória. Afinal, no campo objetivo da vida, todos os que têm o mínimo de contato com a roça sabem que quem pretende montar tem de buscar o animal no pasto, preparar os arreios e só então tomar as rédeas e o assento. E, se o olhar é filosófico, de buscar o sentido figurado das palavras, fica ainda mais fácil afirmar que, estando o cavalo já domado, preparado e, melhor ainda, “passando”, montar é seguramente mais fácil... Muito provavelmente, oportunidade idêntica (se vier) será rara e imprecisa.

Então, aquele beijo que a gente não deu ou aquela ou viagem não realizada, enfim, aquela oportunidade perdida dói muito... Dar-lhe-ei um exemplo bem pessoal: em 2003, o então presidente Lula foi visitar Fidel Castro em Havana. Por razões políticas e históricas, fui fazer a cobertura. E levei minha mulher junto. Ao término da missão, na escala de volta ao Brasil, fui procurado por funcionários da empresa aérea no aeroporto da capital do Panamá explicando que havia excesso de passageiros e que me ofereciam 200 dólares (100 por pessoa), mais hotel e um passeio ao Canal do Panamá para que eu viesse no outro dia. Disse não, motivado pelo fato de que teria de trabalhar no outro dia. Nem o olhar de fuzilamento de minha mulher me fez recuar. Viemos embora, mas, o fantasma daquela oferta me incomoda... Arrependimento? Não; graças a Deus não me arrependo das coisas que fiz... Embora, se houvesse chances, faria diferente em determinados casos. Tanto que, hoje, estou voltando de Cuba, onde fui para mensurar como a população está recebendo a iminente retomada de relações diplomáticas com os Estados Unidos e, no meu plano de viagem, na volta, ficarei um dia no Panamá... Para visitar o canal!

Dei essa volta toda para dizer por que o PT me decepciona tanto. No poder, desde o começo do milênio, o partido teve uma oportunidade única de levar para o presente o “país do futuro”... O Brasil conquistou a tão sonhada estabilidade da economia que, somada a uma serie de vantagens estratégicas, poderiam nos levar ao efetivo desenvolvimento. Aqui, não temos problemas de raça ou religião, não temos guerras de fronteiras, terras férteis, sol e água em abundância para produzir alimentos, não temos terremotos ou outros desastres naturais e, se ninguém quiser importar nossos produtos, somos tanta gente que podemos nos entender no chamado mercado interno.

Enfim, temos a faca e o queijo, o cavalo passou arreado e o PT mostrou-se igual aos outros partidos brasileiros – feitos de uma maioria que quer é cuidar da própria despensa, ainda que à custa da fome dos outros. Que pena!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Coimbra convida jogador da Copa Itatiaia Kaiser para testes no clube https://www.itatiaia.com.br/CopaItatiaia/noticia/coimbra-convida-jogador-da-copa-itatiaia-kaiser-para-tes...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A suspeita é de que a vítima estava em alta velocidade #itatiaia

    Acessar Link