Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Miopia de governantes

Miopia de governantes

06/05/2013 às 02:13

Durante a semana passada, o Hoje em Dia publicou reportagens sobre o fato de que os pedestres estão entregues à própria sorte em Belo Horizonte. O pior é que não há esperança. Nossas autoridades são especialistas em fazer e destruir – sem planejar. Bons exemplos são a trincheira da Avenida Santa Rosa, bem como outros trechos da Antônio Carlos que estão sendo moídos e a novíssima “Linha Verde” que passa por obras profundas menos de três anos após a inauguração.

A justificativa, agora, é a implantação de um novo tipo de transporte – o BRT. Antônio Manoel dos Santos, um mineiro de 58 anos, avisa que a via, alardeada como sendo a solução para a fluidez do trânsito rumo ao Vetor Norte e ao nosso aeroporto internacional, pode ficar mais sufocada do que já está em alguns anos. Ele pergunta se alguém consegue visualizar como ficará aquele trecho da Avenida Cristiano Machado, chegando já na MG 10, quando inaugurarem a Catedral Cristo Rei de um lado e o shopping da Estação Vilarinho do metrô do outro.

Ele explica: “Atualmente, a trincheira com saída para Venda Nova determina um afunilamento que resulta em enormes retenções, deixando motoristas e passageiros que se dirigem para aquela região, completamente atordoados. Isso deveria ter sido corrigido quando planejaram a Linha Verde, mas nossos governantes são muito distraídos, ou fingem ser. Bastaria que a Cristiano Machado tivesse sido alargada, para termos um fluxo mais contínuo no local. Passei por lá pelo menos seis vezes neste final de semana. As peças para a construção de uma passarela de pedestre estão expostas ali. Isso ajudará um pouco, é verdade, mas não resolverá nada”.

A preocupação de Antônio é simples: o shopping terá 36 mil metros quadrados de área brutal, oito lojas âncora, quatro mega-lojas, 262 lojas satélites, seis restaurantes, 22 fast-foods, seis salas de cinema e 2200 vagas para estacionamento. Já imaginaram o dia que a catedral, que será a sede da arquidiocese e também um grande templo de serviços e oração, receber um público da ordem de 15 mil pessoas? Nossa cidade se confunde com aquele bêbado que, de ressaca, toma mais uma para rebater e não pára mais até a noite chegar, aí dorme de ressaca e...  Que o pedestre corra para não morrer, o turista saia mais cedo do hotel ou não volte nunca mais e, quem puder, compre helicóptero.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Jogador de 20 anos tem multa avaliada em R$ 7 milhões para clubes brasileiros

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Goleiro do América poderá voltar a jogar 'com mesmo nível de excelência'

    Acessar Link