Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Humanização é mais que uma palavra

Dia desses fui procurado por dois agentes que estão fazendo pesquisa sobre humanização do sistema penitenciário em Minas Gerais. Gostei....

23/03/2015 às 01:07

Dia desses fui procurado por dois agentes que estão fazendo pesquisa sobre humanização do sistema penitenciário em Minas Gerais. Gostei. Por muitos motivos, a começar porque existe gente interessada de verdade no assunto. Gente que não é político, não quer votos ou holofotes, mas, por na pauta assunto tão grave. Outra coisa: eles estão convictos de que a palavra deve envolver de fato o “sistema” isto é, dirigentes, trabalhadores, os presos, todos. Quem sabe se, desta vez, não sai algo realmente palpável e digno da palavra humanização?

Já ouvi falar do tema um milhão de vezes nos últimos 40 anos. Quando uma autoridade assume o “sistema” o primeiro bajulador que aparece fala ao pé do ouvido: “Diz aí que vai humanizar”. E recomeçam os discursos. Neste momento, os presídios estão superlotados, os presos estão desesperados e, a menos que eu esteja muito mal informado, assistiremos em breve a uma serie de rebeliões em Minas. Afinal - diz o advogado Adilson Rocha que conhece o assunto como ninguém - as mulheres presas estão usando miolo de pão no lugar de absorventes porque sequer material higiênico tem recebido. E falta tudo! 

Sei que muitos consideram o assunto menor, na certeza de que preso tem é que sofrer, ou morrer, mas, são humanos, se revoltam, quebram tudo e, quando voltarem às ruas, estarão ainda mais ferozes. Sem o mínimo de respeito, sem respeito aos familiares, ninguém aguenta! E isto vale, muito mais ainda, para os agentes penitenciários, os diretores e todos os que tomam conta desses barris de pólvora. Imagina alguém trabalhando com feras furiosas em condições absolutamente adversas: reduzido número de trabalhadores, falta de condições de trabalho e de estímulo... 

O governador Pimentel já começou com um grande equívoco em minha opinião colocando para comandar a Defesa Social alguém que não é do ramo e sequer tinha ficha de bom administrador. Apesar da crise, o governador está criando mais quatro secretarias e não pensou em uma pasta para o sistema penitenciário. Queira Deus que, no seu círculo de assessores mais próximos, Deus ilumine alguém para falar-lhe a verdade sobre os presídios e ajudar-lhe nas providências vigorosas e urgentes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Problema afeta deslocamento até estações Barreiro e Diamante #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Pagamento será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração. #Itatiaia

    Acessar Link