Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Há esperanças

Afinal, “o sonho que se sonha só é só um sonho; o que se sonha junto é realidade”.

05/09/2014 às 10:10

Quem ouviu Dilma e Aécio alertarem Marina, no debate desta semana, sobre a distância entre sonhar e fazer – especialmente quando se senta na cadeira de presidente da República – sabe do que estão falando: “o sistema” não permite arroubos como enfrentar banqueiros, empreiteiros e outros históricos privilegiados por uma serie de motivos, mas, sobretudo, por aquele que destaquei há poucos dias em texto neste espaço: dentro dos princípios da Constituição, o que o (a) presidente quiser fazer tem de ser aprovado por um Congresso sabidamente viciado, cheios de outros interesses que não os nacionais.

No entanto, não devemos jogar a toalha. Afinal, “o sonho que se sonha só é só um sonho; o que se sonha junto é realidade”. E só quem não quer ver não enxerga que os brasileiros estão fartos das armações e exigem mudanças substanciais, a começar pela reforma política. Tanto que muita gente está se mexendo. Um bom exemplo é o jornalista Nélio Rodrigues que criou a serie “retratos de atitude” com personalidades brasileiras e lançou o “Chute da Revolta”, um ensaio-documentário em foto, texto e vídeo no qual artistas, intelectuais, músicos, lideranças empresariais e religiosas, profissionais liberais, sociedade, atletas, jornalistas e todos que estão revoltados com a atual situação do Brasil emprestam suas imagens e mostram atitude segurando e chutando uma bola branca. Cada um dos fotografados escreve uma mensagem que será levada ao futuro presidente.

Outra iniciativa animadora é o site projetobrasil.org, que vem em duas etapas: a primeira já está no ar, oferecendo aos eleitores informações sobre as propostas dos candidatos à presidência; depois do pleito, os usuários poderão acompanhar a execução de cada proposta de governo prometida pelo candidato eleito. A plataforma pretende ainda ser um importante gerador de conhecimento para os políticos e poder público na hora de direcionar projetos e investimentos, uma vez que irá reunir um vasto banco de dados sobre os anseios da população.

Há outro projeto, que pode ser acessado no site www.rpj.org.br e já tem mais tempo de maturação, no qual os responsáveis convidam o país para uma reforma política imediata e convida a todos para uma mobilização pela cidadania, dia 28 de setembro, a partir de 10h30m, na Praça do Papa em Belo Horizonte, quando algumas propostas serão defendidas.

Por fim, há também esse movimento que reúne dezenas de entidades e está coletando votos (assinaturas) para um documento que pretende exigir do congresso uma reforma política urgente. Até domingo, você pode aderir na Praça Sete ou em mais de outros 100 postos, incluindo igrejas. Portanto, não faltam sinais de que a paciência chegou ao limite e algo terá de mudar. Nossos filhos e netos agradecem nossos esforços. Já!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O primeiro confronto entre os adversários da primeira rodada do Estadual aconteceu em 14 de julho de 1912. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    No dia 25 de janeiro de 2019 uma barragem da Vale se rompeu e causou centenas de mortes e danos na natureza #itatiaia

    Acessar Link