Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Êta trem bão!

Viagem lúdica. E como foi prazeroso! Tanta estória que tentarei resumir em três textos: hoje, o trem; na quarta, o mundo visto do trem e, na sexta, outro sonho mineiro: praia.

19/01/2015 às 12:55

Desde a revitalização, na metade do ano, queria muito viajar de trem para o Espirito Santo. Seria uma volta a emoções do passado, proporcionar a minha caçula uma emoção definitiva, antes que bata asas e ganhe o mundo, como é da natureza humana. Viagem lúdica. E como foi prazeroso! Tanta estória que tentarei resumir em três textos: hoje, o trem; na quarta, o mundo visto do trem e, na sexta, outro sonho mineiro: praia.

O trem saiu na hora certa, com funcionários educados, uniformizados e que informam o que interessa sem masturbação da gramática; o nível de ruído é mínimo, o conforto das poltronas surpreende e, para 13 horas de viagem em classe executiva, 91 reais são justos. A propósito de tempo, é preciso lembrar que as pessoas que optam pelo carro estão gastando entre 10 e 11 horas, sem falar na raiva dos congestionamentos e no perigo das curvas.

Logo na saída, três saquinhos plásticos são distribuídos, com dicas do que colocar neles e, durante a viagem, funcionários recolhem o lixo, além de passar um pano com produto químico pelos corredores. Enfim, há um constrangimento natural para os porcalhões, os vagões ficam limpos; boa estrutura de alimentação, tanto no carro restaurante como na oferta de produtos junto à poltrona do passageiro. Poltrona que tem razoável espaço para as pernas, não chega a ser cama, mas, também, não aperta tanto quanto nos aviões que passeiam nos céus do Brasil. Outra boa notícia diz respeito à bagagem: definitivamente, não há guerra por espaço... O Guido, um americano, boa praça, que tem casa na praia e levou seis malas e não teve problemas para acomodá-las.

Resumindo: viagem sem sobressaltos, sem irritações e, felizmente, também sem aqueles chatos que gostam de aparentar poder e fama que não têm. A venda de passagem pode – e deve - ser mais rápida, pois, quando a mineirada que tem casa nas praias capixabas descobrir o trem, a fila vai aumentar.

Naqueles vagões, só lembrava que estava em 2014 porque havia tabletes e celulares para todos os lados... Não consegui fazer minha filha olhar mais que dez minutos para as fantásticas paisagens. Tudo bem... Tomamos café no vagão restaurante, olhando um para o outro e para as montanhas de Minas. Isso não tem preço.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Apesar da queda, dois dos três índices permanecem no vermelho #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/covid-19-todos-os-indices-que-monitoram-a-pandemia-registram-q...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atenção! Trinta e cinco centros de internação pediátrica serão abertos na capital nesta quinta-feira (27) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/kalil-anuncia-abertur...

    Acessar Link