Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Estrada do conhecimento

Você já parou para pensar quantos mineiros morrem sem conhecer Ouro Preto? Experimente perguntar no seu ambiente de trabalho, entre os vizinhos e os colegas de futebol.

16/12/2013 às 08:48

Você já parou para pensar quantos mineiros morrem sem conhecer Ouro Preto? Experimente perguntar no seu ambiente de trabalho, entre os vizinhos e os colegas de futebol. Você vai ficar espantado com o altíssimo índice de pessoas que não conhecem o berço de nossa história, o exemplo maior de resistência ao colonialismo e uma das cidades mais festejadas no mundo por conta, também, de sua arquitetura, suas montanhas, a riqueza de sua cultura. Mas, não é só a histórica Vila Rica. Se fizermos uma pesquisa vamos descobrir que os mineiros não conhecem Minas. De Diamantina e Chica da Silva; de Araxá e dona Beija; de Sabará e os bandeirantes, enfim, nós temos um acervo espetacular que reúne história e religiosidade e não conhecemos.

Agora, o primeiro passo foi dado rumo a um novo tempo. Um projeto do Governo de Minas, através das secretarias de Turismo e Educação e com varias parcerias, promete levar toda semana a Ouro Preto um grupo de alunos das escolas públicas. No começo, apenas algumas dezenas, mas, se tudo der certo, milhares de jovens vão fazer uma excursão que certamente ficará para sempre em suas memórias. E é com indisfarçável orgulho que me apresento como o autor da ideia. Nunca me conformei com a realidade rotineira de Ouro Preto, Tiradentes e outras cidades mineiras que atraem turistas do país inteiro, das mais diversas partes do mundo, mas, claramente, lá, só se vê os mineiros mais abastados, de classes com nível de ensino maior. Então, por que os pobres não vão? Falta estímulo e, sobretudo, dinheiro. Então, sugeri a diversos homens públicos até que o deputado estadual Agostinho Patrus Filho topou. À frente da Secretaria de Turismo, ele chamou a colega Ana Lúcia Gazola, da Educação e, juntos, construíram o projeto “Estrada do Conhecimento”, que contará com mais parcerias. O Sindicato das Empresas de Turismo entra com o ônibus, a Prefeitura de Ouro Preto oferece guia e ingressos para museus, o Senac fornece o almoço e, assim, com a companhia dos professores, os jovens  terão uma oportunidade rara.

A iniciativa chega numa hora em que o Estado está universalizando a experiência mais recente, denominada “Reinventando o Ensino Médio”, no qual a ideia central é tornar a aula mais agradável, melhorar a autoestima do aluno e diminuir o alto índice de abandono dos estudos após o ensino fundamental. O Estado promete currículo com aspectos técnicos e vocacionais, matérias obrigatórias e opcionais e possibilidade de se discutir melhor a escola. Tudo o que vier para melhorar o desempenho deve ser festejado, cultivado como uma plantinha especial porque todos sabemos que só há um caminho para transformar o país em uma grande Nação como queria Tiradentes  (de Ouro Preto): a Educação.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Estreia do Campeonato Mineiro será no duelo entre Coelho e Veterana, nesta terça, às 21h. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A tag #ForaTiago figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter #itatiaia

    Acessar Link