Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

É só a polícia fazer o óbvio

É só a polícia fazer o óbvio

06/05/2013 às 02:13

Os grandes mestres ensinam que a simplicidade é o segredo do sucesso. Os vitoriosos ratificam. Um exemplo? O Barcelona, o time de futebol, já citado aqui realmente e que é disparado, não apenas o melhor do mundo hoje, mas, provavelmente, de toda a história do “soccer”. E ganha tudo que disputa apenas tocando a bola, até deixar o adversário sem rumo. Se eu fosse governante, faria tudo assim...

Na Educação, na Saúde, na Segurança Pública, só gente do ramo comandando. Você pode até dizer que isso já acontece... Mas é meia verdade. O fato de um comandante da PM ser coronel não quer dizer que ele seja o ideal para o cargo... Muitas vezes, chegou lá em ir à rua durante um grande evento, enfrentar grave crise ou tomar decisões importantes em escalões inferiores. Quando fazem a coisa certa, todos ganham e um bom exemplo é a escolha do coronel Rogério Andrade para o comando do policiamento da capital. Desde os primeiros tempos de oficial ele sempre esteve perto do CPC, ora auxiliando na área de imprensa ora como assessor de planejamento.

Agora, que tem a caneta nas mãos, anunciou duas medidas das mais óbvias e que me parecem de extrema sabedoria: vai conversar com as escolas e com os motociclistas. Ora, todos sabem que a violência mais preocupante, porque faz vítimas de todos os sentidos, está dentro dos estabelecimentos de ensino e, quando pede aos comandados que conversem com diretores e professores, Rogério abre o caminho para a mão dupla: a escola vai ajudar na prevenção e terá a polícia mais efetiva quando precisar. Outra iniciativa diz respeito ao estreitamento das relações da PM com as lideranças dos motociclistas.

É notório que a maior parte dos assaltos hoje, desde a saidinha de banco até as invasões a padarias, farmácias e outras lojas comerciais, são praticados por usuários de motos. Além de muito ágil, o veículo exige o uso do capacete que é naturalmente um disfarce para quem tem intenções criminosas. Então, não há dúvidas de que a PM precisa fazer blitz o máximo possível para identificar eventuais criminosos sobre veículos de duas rodas. Só que não basta determinar aos soldados que interceptem todos os motociclistas, mas isso se dará mediante ações previamente acertas para evitar abusos e constrangimentos. É isso. É o óbvio. Ou a gente usa a criatividade e a boa vontade ou a bandidagem toma conta de vez!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Problema afeta deslocamento até estações Barreiro e Diamante #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Pagamento será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração. #Itatiaia

    Acessar Link