Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Democracia e civilidade

Democracia e civilidade

06/05/2013 às 02:13

Duas coisas me chocaram muito nos últimos dias. Eu que pensava que a época da força, da ameaça, do grito nas eleições havia passado. Não vi, mas a polícia confirma que incendiaram a casa de um candidato em Peçanha. E isto é muito sério. Vi, felizmente uns poucos, infelizes e mal educados agredindo gratuitamente um prefeito em Córrego Novo. Trata-se de um pequeno município, na junção da Zona da Mata com o Vale do Aço, que dá uma sorte danada de ter um prefeito jovem, comprometido, animado e com política no sangue. O pai ocupou o cargo, morreu moço em trágico acidente e Dalton Caetano resolveu enveredar pelo mesmo caminho.

Conheço a família dele e aí, pegando emprestada frase que aprendi com a saudosa irmã Gertrudes – “como pé de goiaba não dá manga e a família dele é um exemplo” - ponho três mãos no fogo por ele. Mas, não é preciso. É só dar uma volta pela cidade. Para não falar no asfalto de ligação com Ipatinga, esperado por 50 anos, o que a Prefeitura fez, com parcerias, algo em torno de 6 mil reais de IPTU e os tais repasses de outros níveis de governo (Estadual e Federal) que só saem com muita luta, impressiona: 17 mil metros quadrados de calçamento, reforma de asfalto da cidade; de praças, de prédios e pontes, aquisição de veículos para a saúde; máquinas agrícolas, implantação de programas de erradicação do trabalho jovem e outros de entretenimento e reforço escolar, enfim, acreditem, apesar de todas as dificuldades, está providenciando escritura para quem já mora sem escritura e abrindo novo loteamento com rede de esgoto, água e calçamento.

É tempo de eleição. É natural que a oposição tenha candidato e tente bater o apoiado por ele. É bom para a Democracia. Mas, daí a alguns tratá-lo como inimigo, hostilizando-o durante a abertura de uma cavalgada na última sexta-feira, diante da família, de amigos e convidados, com palavras de baixo calão, é falta de civilidade. Ah, se aqueles pau mandados soubessem que o município tem, oficialmente, 3.512 habitantes e (acreditem!) 4.058 eleitores... Ah, se conhecessem outros prefeitos mineiros, que têm mais recursos e menos problemas... Ah, como eu queria que o próximo prefeito - venha ele da oposição ou da situação - continuasse o que está sendo feito, pelo bem das gerações futuras... E eu que não sou do lugar, só estive lá esta vez, mas gostei tanto. Conheci tanta gente interessante... Enfim, quanto mais conheço a democracia brasileira mais peço a Deus prá continuar longe das urnas e dos falsos profetas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Peter Robbins foi encontrado morto dentro de casa. Ele sofria com transtorno bipolar e esquizofrenia

    Acessar Link