Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Alguém tem de explicar

Como Luís Borges escreveu ontem, em seu blog “Observação e Análise”, depois de cada acidente, crime ou tragédia, surgem perguntas que buscam identificar os...

10/07/2014 às 08:27
Alguém tem de explicar

Como Luís Borges escreveu ontem, em seu blog “Observação e Análise”, depois de cada acidente, crime ou tragédia, surgem perguntas que buscam identificar os culpados e as causas do ocorrido. Classicamente, as autoridades envolvidas nas investigações falam da necessidade de se fazer uma perícia técnica pelos especialistas no tema e, invariavelmente, terminam suas falas dizendo que o laudo pericial ficará pronto em 30 dias.

 Nesse período, muita coisa acontece. A comoção pública é atenuada, a desinformação continua e, como temos tragédias todo dia, a gente esquece. Por que, só agora, apareceram com um lado sobre o outro viaduto – Montese – cuja estrutura cedeu quatro meses atrás? A propósito de laudos, cadê o referente ao incêndio de 16 caminhões de uma empresa coletora de lixo na cidade, em dezembro? Temos de cobrar explicações para o inexplicável, que foi o afundamento de um pilar de seis metros, ou dois andares. Como os especialistas se esquivam porque ninguém do ramo quer contrariar a poderosa Cowan e muito menos a Sudecap, estou especulando como leigo. 

Tenho recebido informações de que ali, onde foi construído o viaduto, numa espécie de bacia da Pedro I, havia um brejo, nos tempos da Fazenda Renê Gianetti, com uma nascente procedente da Lagoa do Nado, que jorrava água na avenida, então de uma pista só. Depois, havia uma ribanceira. 

Agora, muita coisa vem à tona. Meu colega Álvaro Damião fez duas fotos em janeiro que precisam ser vistas. Ele voltava do CT do Galo e viu aquele mundo d´água, mais alto que um prédio.

E fez outra foto, para provar que a água jorrava no meio do viaduto. 

Não se trata, neste momento, de dizer que era uma mina, até porque a Copasa tem adutora de 400 milímetros que passa por ali. Mas, que tal se a perícia da polícia incluir essas fotos no processo?  Esse vexame tem de ser explicado!


Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Apesar da queda, dois dos três índices permanecem no vermelho #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/covid-19-todos-os-indices-que-monitoram-a-pandemia-registram-q...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atenção! Trinta e cinco centros de internação pediátrica serão abertos na capital nesta quinta-feira (27) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/kalil-anuncia-abertur...

    Acessar Link