Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Ah, vai...

22/07/2021 às 09:26
Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Ah, vai...

Já disse várias vezes neste espaço que não quero o elixir da juventude ou qualquer outro recurso que prolongue a vida para além da expectativa natural. Por muitas razões, ficarei em uma: o transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte. 

Quando comecei no jornalismo, final dos anos 80, as queixas contra os ônibus pipocavam. E explodiram quando um rapaz chamado João Bitarães foi assassinado ao entrar em um coletivo na rua Guarani. Depois de muita pressão da comunidade, que acompanhei de perto, a Empresa Barreiro perdeu a concessão do Bairro Independência, e Ocelo Cirino, então superintendente Municipal de Transportes, perdeu o cargo.

Em 1978, anunciaram a redenção: o governo do Estado criou a Metrobel, que mudaria tudo. Para melhor. Em 1987, quando ninguém aguentava mais, mataram a Metrobel e criaram a Transmetro. E disseram: agora vai. Em 1983, um político tradicional, Álvaro Antônio, assumiu a secretaria de Transportes do Estado, me convidou para andar de ônibus e jurou que tudo seria diferente. Dois anos depois, ele virou vice-prefeito da capital e repetiu as promessas. Em 1993, acharam a solução: o transporte por ônibus seria municipalizado porque, perto do prefeito, viria a solução.

Quando deputado, Délio Malheiros conseguiu proibir a BHTrans de multar; quatro anos depois virou vice-prefeito e não tocou no assunto.

Quando Kalil candidatou-se prometeu abrir a caixa preta. Agora, ele abençoa uma CPI da BHTrans e concorda em acabar com a empresa. 

O que teremos no lugar? Um serviço municipal. Ué, voltaremos a 1978? Quando vamos ter melhorias? O presidente da CPI, candidato declarado à Prefeitura diz que daqui a uns 15 anos.

É mole?

Querem que acreditemos que vai melhorar... 

Aí volto a uma expressão da minha infância: Ah, vai...

E repito uma expressão atual: assim, eu não vou aguentar!

Foto: Amira Hissa

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link