Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

bri a caixa preta!

“ODi” é “número índice de óleo diesel; FGV/Preço por atacado – series especiais – combustíveis e lubrificantes – coluna 54, código 160736, relativo ao mês de novembro de 2007

12/07/2013 às 12:05

Nos últimos quarenta anos o mistério mais comentado de Belo Horizonte é a tarifa de ônibus da cidade e a fórmula pela qual se chega a ela. Descobri, através de resposta da Controladoria-Geral do Município à consulta de um cidadão que a comentada planilha na verdade é uma fórmula “paramétrica”. E, sem qualquer suspense, aqui está ela:

Pe= Po* [0,25 * (ODi/ODo) + 0,5 * (ROi/ROo) + 0,20* (VEi/VEo) * (VEi2/VEo2) + 0,40* (MOi/MOo) + 0,10 * (Dei/DEo)]  

Posso imaginar a perplexidade em seu rosto, caro leitor. Mas, não se  desespere porque existem explicações para cada esquisitice dessas. Para o “VEi”, por exemplo, a tradução é “número índice de veículo – FGV/Preços por Atacado – Séries Especiais – Veículos Pesados para Transporte – Coluna 14, código 161716, relativo ao mês de dezembro de 2008”.

“ODi” é “número índice de óleo diesel; FGV/Preço por atacado – series especiais – combustíveis e lubrificantes – coluna 54, código 160736, relativo ao mês de novembro de 2007”.

Poderia citar aqui as outras definições, mas... Para quê? Nós não vamos entender mesmo. Se a gente quisesse simplificar, teríamos, há décadas, um fórum paritário, com representantes da Prefeitura, da Câmara e dos usuários e no qual tudo ficasse claro. Não me parece difícil de abrir uma reunião e dizer que, considerando os reajustes de combustível, veículos, salários e outros itens, chega-se a um percentual de “x” por cento. E fim de papo. O fato de esta fórmula (ou planilha) continuar escondida e complexa é que gera suspeita de favorecimento das empresas. Sem falar que os patrões do transporte coletivo realmente financiam campanhas de políticos, incluindo as eleições majoritárias.

Agora, o prefeito Márcio Lacerda promete criar um conselho para reunir também representantes dos cidadãos. Passou da hora. E vamos ver se nossos vereadores aprenderam com a recente ocupação. Se não cuidarem com carinho do transporte, se não brigarem por um serviço mais humano, terão de conviver com novas ocupações porque o “gigante acordou”. E quer saber não apenas a fórmula, mas, tudo, como, por exemplo, o que significa em faturamento o recebimento adiantado pelas empresas quando vendem o cartão eletrônico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Jogador de 20 anos tem multa avaliada em R$ 7 milhões para clubes brasileiros

    Acessar Link