Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

A fumaça está no ar

Duas notícias relacionadas às drogas provocaram muitos debates em Belo Horizonte nos últimos dias.

02/08/2013 às 09:28

Duas notícias relacionadas às drogas provocaram muitos debates em Belo Horizonte nos últimos dias. A primeira é local e envolve a Prefeitura, que confirmou o fornecimento de canudos (para inalação de cocaína) e alguns mimos para usuários, como ingresso para cinema, camisinha e até gel para as relações sexuais. A maior polêmica é mundial e tem como pivô o Uruguai, que quer ser o primeiro país a controlar a produção e o consumo e já venceu a primeira batalha, com a aprovação de uma lei na Câmara dos Deputados.

No caso de Belo Horizonte, Robert William, dirigente da ONG Defesa Social, foi ao Ministério Público e pediu informações, acreditando que os chamados consultórios de rua estão exagerando na dose ao motivar usuários numa tentativa de conter o avanço das drogas. No Uruguai, o projeto de lei - apresentado em junho de 2012 em um pacote de medidas para combater o aumento da violência - prevê o controle do Estado sobre a importação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição da maconha e seus derivados. Após o devido registro, os usuários poderão comprar até 40 gramas mensais de maconha nas farmácias, mas também será permitido o cultivo para consumo próprio. 

O presidente José Mujica diz que a guerra contra o tráfico está perdida e é preciso tentar de tudo. Mas, sabe que não será fácil, pois, além de 63 por cento da população estar contra, o projeto foi aprovado com votação apertada – 56 a 50 – e depois de 14 horas de intensos debates. Entretanto, ele está tentando alguma coisa. Afinal, ele sabe, Fernando Henrique Cardoso e outros líderes da América do Sul concordam que a guerra contra o tráfico fracassou. E a tragédia cada dia se anuncia maior, com o índice de crimes relacionados às drogas já superando 80 por cento dos homicídios registrados pela polícia mineira.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A agressão foi tão forte que o militar que recebe o golpe caiu e colegas tentaram ajudá-lo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O trânsito é complicado na região. Veja quais são as rotas alternativas

    Acessar Link