Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

A esmola não ajuda

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza hoje uma ação na Savassi pedindo às pessoas que frequentam bares e restaurantes para não remunerar o trabalho infantil, não dar esmolas ou comida para crianças

11/06/2013 às 08:39

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza hoje uma ação na Savassi pedindo às pessoas que frequentam bares e restaurantes para não remunerar o trabalho infantil, não dar esmolas ou comida para crianças ou adolescentes que estão nas ruas e na noite da capital. A campanha pretende conscientizar a sociedade sobre os malefícios desse tipo de exploração e informar que, além de representar uma contravenção, essa prática coloca crianças numa situação de risco social e pessoal.

  Para os que, como eu, nasceram na roça, cresceram admirando os vicentinos e se acostumaram a uma resposta sempre positiva dos pais diante do pedido “dá uma esmolinha aí” é difícil concordar com a postura defendida por assistentes sociais e outros profissionais que trabalham para evitar a exploração infantil. Mas, sabemos, por trás daquela criança que pede um trocado no sinal há quase sempre um marmanjo escondido na esquina, esperando o dinheiro. Lamentavelmente, precisamos dizer que algumas mães se especializam no ato de levar os filhos para os sinais luminosos e o castigo é imediato, no meio da rua mesmo, para os que não faturam o esperado. Além disso, a criança na rua é alvo fácil para todos os tipos de exploração, sobretudo a sexual. Então, cumpre a cada um de nós apoiar as autoridades até porque elas serão sempre responsabilizadas pelo atendimento a crianças, adolescentes e adultos em situação de risco.

  Então, ficamos combinados: não comprar doces, balas ou qualquer outro produto nas mãos de criança e adolescentes; não permitir que a criança tome conta do seu carro estacionado nas ruas; não dar esmolas, seja em dinheiro ou pagando refeições e guloseimas para crianças e adolescentes nas ruas; não determinar que filhos mais velhos, ainda crianças, cuidem dos irmãos menores e defender, com todas as forças, que criança tem de estudar e brincar. E só. É humano, dá futuro e é respeito ao artigo 7º da Constituição Federal que proíbe trabalho infantil em qualquer hora ou lugar.

  Se puder, passe lá, na Savassi, as 11h30m. Ou fale sobre o assunto em casa, no trabalho, no bar. Chega de barbaridades contra os inocentes.


Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Equipes decidem a taça nesta terça-feira (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Problema afeta deslocamento até estações Barreiro e Diamante #itatiaia

    Acessar Link