Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

A crise ameaça a acolhida

O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus completou 47 anos ontem com alegria, mas, sem festa. Com custo fixo de 1,5 milhões de reais por...

02/03/2016 às 03:07

O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus completou 47 anos ontem com alegria, mas, sem festa. Com custo fixo de 1,5 milhões de reais por mês e dependente, em 94 por cento, da ajuda de pessoas físicas, com contribuições mensais, a casa está passando por dificuldades. E precisa da ajuda de todos. Quem visitar, conhecer de perto o trabalho e a dedicação dos funcionários, com certeza vai colaborar.

Tudo começou em 1° de março de 1969 quando os casais Célio e Maria Trópia e Albérico e Aracy iniciaram a distribuição de sopa para pessoas carentes no quintal de casa, na Pampulha. Ainda naquele ano, o número de necessitados aumentou tanto que eles iniciaram as obras em um espaço apropriado, no Bairro Floramar, onde até hoje os pobres são atendidos. O nome Caminhos para Jesus foi inspirado em uma das leituras do Evangelho, que acontecia durante as reuniões semanais.

O Núcleo, sinônimo de assistência, doação e amparo, tem a Casa da Esperança com 62 idosos em regime de internação de longa permanência, possibilitando a eles o desenvolvimento de suas potencialidades. As alas mais tocantes são aquelas que abrigam 90 pessoas com paralisia cerebral, aí incluindo desde crianças até uma mulher de 43 anos que lá está há 38. Seres dependentes de tudo, o tempo todo, exigindo de funcionários treinamento e vocação, com higienização, alimentação (muitas vezes por sondas), troca de posição (já que muitos sequer movem o corpo) e, para se ter uma ideia do tamanho do desafio, no ano passado foram gastos 300 mil reais só para a compra de fraudas. Há ainda um centro de educação que atende a 250 alunos portadores de necessidades especiais, gratuitamente, exigindo a qualificação dos que ensinam por serem crianças e adolescentes com deficiências mentais em vários níveis, apresentando síndromes diversas e paralisia cerebral… Há também uma clínica médico-psico-sócio-pedagógica com especialistas em clínica médica, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria, serviço médico e terapia ocupacional. Mais uma clínica, com objetivo de prestar assistência odontológica, preventiva e restauradora, ao portador de necessidades especiais, sem desvincular a cavidade bucal do ser humano como um todo.

Conheço o núcleo há décadas e afirmo, sem medo de errar: se você for até lá com certeza vai se emocionar ao ver aqueles seres com vida quase vegetativa agradecendo sua presença com um largo sorriso. Vá lá e ajude! Veja detalhes no www.caminhosparajesus.org.br ou ligue 0800-0315600.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Enquanto o grupo ganha cerca de US$ 15 mil por minuto, mais de 163 milhões de pessoas estão na faixa da pobreza

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    CONTEÚDO PUBLICITÁRIO O endividamento das famílias aumentou e um dos principais motivos é a utilização do recurso que cobra um dos juros mais altos do mercado. Os juros do ro...

    Acessar Link