Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Mais Notícias

A condição do homem

Um dos grandes pensadores da política na era do Iluminismo defendeu, no século XVII, o contrato social, no qual o povo concorda em “obedecer à lei...

07/01/2014 às 06:48
A condição do homem

Um dos grandes pensadores da política na era do Iluminismo defendeu, no século XVII, o contrato social, no qual o povo concorda em “obedecer à lei e respeitar a autoridade do soberano, cujo poder é indivisível e ilimitado”. Mesmo acusado de antidemocrata, Thomas Hobbes continua presente nas discussões sobre as teorias da política porque, se ele escreveu seu “Leviatã” em meio à guerra civil inglesa, nossa violência do dia-a-dia cria um clima semelhante de insegurança. 

Mais que isso, são os argumentos de Hobbes que mexem com nossa cabeça, porque ele é um escritor de uma época em que os filósofos trocavam a tradição de que todo poder vinha de Deus, através da igreja, para dentro do pensamento racional, discutir a verdadeira natureza da condição e do comportamento humano. E Thomas Hobbes disse algo desconcertante: “No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos”. Ou seja, sem um governante forte, mataríamos uns aos outros.

Viajei quase cinco séculos para buscar algo que pudesse explicar os meus sentimentos diante de dois cliques recentes. Ontem, ao mesmo tempo em que via no Hoje em Dia a foto do sargento jovem e saudável no lugar de idosos e grávidas dentro do ônibus, recebia outra foto, feita por Thatiana Bandeira, na porta de um supermercado, na estrada de Nova Lima. O marido é deficiente visual e quase sempre tem de esperá-la dentro do carro, pois as vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais estão ocupadas. Desta feita, foi demais, porque um carro de polícia resolveu estacionar. Diz ela:

“Minha sensação é de que essas vagas servem apenas para cumprir a lei, mas, quem é o fiscal dessa lei?”

E eu respondo com outra pergunta: Quem está fiscalizando o quê?

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Câmaras flagraram ação suspeita, e crime foi impedido por seguranças #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Calendário será seguido conforme o número do benefício do assegurado #Itatiaia

    Acessar Link