Edu Panzi

Coluna do Edu Panzi

Veja todas as colunas

Mais um? Agora é com você, Luxa!

03/08/2021 às 04:27
Mais um? Agora é com você, Luxa!

“Não nasci para ser mais um!” A frase é de Vanderlei Luxemburgo, logo após sua estreia vitoriosa no comando do Real Madrid, em 2005. Passados 16 anos, Luxemburgo está de volta ao Cruzeiro e é mais um treinador, o sétimo, escolhido para tentar levar o clube de volta à Série A do Brasileirão, objetivo não alcançado por Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão, Felipe Conceição e Mozart Santos. Em um ano e oito meses foram seis treinadores (+ o interino Célio Lúcio) e seis fracassos. De Enderson a Mozart, todos passaram longe de um G10, jamais se aproximaram de um G4 e sempre flertaram com o Z4. 

Assim como o comando técnico, a direção de futebol também teve muitas caras, estilos e ideias de gestão. Quando Sérgio Santos Rodrigues assumiu a presidência do clube, Ricardo Drubscky era o responsável pela diretoria de futebol. Drubscky caiu em outubro, dando lugar a Deivid. O ex-jogador ficou na função até o começo de 2021, quando foi trocado por André Mazzuco. A passagem de Mazzuco pela Raposa também foi rápida e durou cinco meses. Ele trocou o clube pelo Santos. Para a vaga de Mazzuco, Rodrigo Pastana foi o escolhido, mas ao que parece, não participa de escolhas.

Qual deve ter sido a parcela dele (Pastana), responsável pelo futebol do Cruzeiro, na escolha pelo nome de Luxemburgo? Há pouco mais de dez dias, Pastana dava uma entrevista na qual sequer sabia que o presidente e o principal investidor do clube já procuravam um novo técnico e já haviam entrado em contato com Vanderlei Luxemburgo. Pastana é o especialista, pago para pensar, escolher e agir nos bastidores, mas o que vemos no Cruzeiro é o lado apaixonado e amador falar mais alto. Mais uma vez, o comando técnico foi escolhido por torcedores que hoje ocupam cargos e/ou investem seu dinheiro no clube. Pra quê gastar o pouco dinheiro que tem com um profissional que nem é consultado para a escolha de um treinador? Estaria Pastana com os dias contados e o Cruzeiro em busca do quinto diretor de futebol?

Desequilíbrio e aleatoriedade 

Os 11 profissionais citados neste artigo, entre treinadores e executivos, foram corresponsáveis por montar um elenco numeroso, caro (para os atuais padrões do Cruzeiro e para a Série B) e completamente desequilibrado, com atletas de características diferentes, escolhidos a dedo por pessoas que enxergam futebol de maneiras distintas, que pensam o jogo de diferentes formas. Chegadas, dispensas e reaproveitamentos aleatórios. Uma verdadeira salada! A receita do fracasso!

A verdade é que os gestores do Cruzeiro nunca fizeram suas escolhas baseadas em ideias de jogo, modelo de trabalho, mas sempre voltadas para o momento, para a urgência. Uma hora queriam um treinador especialista em Série B, na outra um técnico renomado e experiente. Em determinado momento a escolha foi por um treinador com ideias modernas, seguido por outros dois com históricos de arrancadas com equipes modestas.

Por fim, a bola da vez é Vanderlei Luxemburgo, mais um perfil diferente, de um comandante cascudo, bom de vestiário, currículo, mas com um histórico recente de trabalhos ruins, sem sequência ou conquistas e pouca experiência em Série B. Luxa vem com um lindo passado, inclusive no próprio Cruzeiro, mas com um presente questionável, decadente. Ao menos chega exigindo salários em dia, o básico em qualquer profissão. E tomara que consiga! Ótimo para cobrar e ser cobrado. É o nome ideal? O tempo dirá… e resta saber também se ele terá o tempo, o respaldo e a tranquilidade (financeira) fora de campo que os seus antecessores não tiveram. Que seja uma escolha acertada em meio a tantas erradas e o início de uma retomada de sucesso para clube e técnico.

Foto: Divulgação/Cruzeiro

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link