Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Zema mantém secretário vacinado e Assembleia instala CPI

11/03/2021 às 05:00

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, não caiu, pelo menos por enquanto, mas a pressão é grande. Além da CPI na Assembleia, que acaba de ser instalada e é uma pressão externa do parlamento sobre o governo, dentro do próprio executivo, outros integrantes, além de membros do partido Novo, defendem que o secretário peça exoneração.

No caso do partido, integrantes da legenda avaliam que, mesmo que não seja ilegal, o debate passa pela questão moral e o secretário se vacinando e vacinando a equipe teria dado mal exemplo.

Desgaste pro governo

Conforme informamos em primeira mão, o governador chamou o secretário para uma reunião hoje cedo e deu o voto de confiança ao secretário, disse que vai aguardar as apurações. Com isso, Zema acabou pagando para ver.

Agora com a instalação da CPI, que está sendo chamada de “CPI dos fura-fila”, os dados serão esmiuçados e ficarão em alta, com visibilidade, por bastante tempo, o que, na prática, sangra o governo e desgasta o governador, já que ele é o chefe do Executivo.

Com uma exoneração imediata ou uma saída acordada, o governo, possivelmente, minimizaria os impactos dessa crise. Falando francamente, essa é uma crise que não precisaria existir, caso o secretário não tivesse vacinado.

O episódio pode por uma pá de cal, inclusive, sobre uma possível candidatura de Carlos Eduardo Amaral, em 2022, considerando que ele foi candidato ao parlamento em 2018 e teria pretensões para o próximo pleito. 

CPI

O deputado Agostinho Patrus (PV) presidente da Assembleia aceitou, agora a pouco, o pedido de instalação da CPI que teve assinatura de 39 dos 77 deputados, da oposição e de blocos independentes.

A presidência e a relatoria da comissão vão ficar com o bloco independente, que tem o maior número de membros na casa. A lista completa dos deputados que pediram a abertura da CPI pode ser vista clicando aqui.

Coletiva

Na reunião de hoje cedo, o governador pediu explicações, o secretário argumentou, disse que a vacinação foi feita dentro da legalidade e Romeu Zema informou que vai aguardar a apuração dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral do Estado e pediu ao secretário que preste os esclarecimentos para a sociedade. Foi anunciada uma entrevista coletiva para as 16h30. 

Pode cair a qualquer momento

O secretário não ter caído não significa que o cenário não possa mudar a qualquer momento, em função da pressão externa e interna e porque o debate, como dissemos, não é sobre a legalidade, mas sim a moralidade.

Não necessariamente o secretario será demitido. Se a opção for pela saída, ele pode pedir a exoneração, dando uma solução diplomática, caso avalie que seja o caso ou que a tensão chegou ao extremo.

BH

Diante da polêmica envolvendo a vacinação do secretário e de servidores administrativos da pasta, a Itatiaia procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para falar sobre a situação no município.

Em nota, a secretaria informou que o secretário municipal, Jackson Machado Pinto e o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta não foram vacinados. Assim como não foi vacinado nenhum outro subsecretário ou servidor administrativo da secretaria.

Ainda de acordo com o posicionamento da pasta, os servidores administrativos, o secretario e o subsecretario não foram vacinados contra a covid-19 por não estarem dentro dos grupos contemplados com a vacina até o momento. Segundo a nota da prefeitura, os secretários e servidores administrativos vão aguardar chegar a vez deles para se imunizarem. 

A Prefeitura de Belo Horizonte informou ainda que segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados no município estão descritos no portal da PBH.

ABC da Política

As definições das palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Apesar da queda, dois dos três índices permanecem no vermelho #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/covid-19-todos-os-indices-que-monitoram-a-pandemia-registram-q...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atenção! Trinta e cinco centros de internação pediátrica serão abertos na capital nesta quinta-feira (27) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/kalil-anuncia-abertur...

    Acessar Link