Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Veto de Bolsonaro ao projeto dos absorventes abre espaço para protagonismo do Legislativo

11/10/2021 às 09:38
Veto de Bolsonaro ao projeto dos absorventes abre espaço para protagonismo do Legislativo

O veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que prevê a distribuição de absorventes para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social abre espaço para o protagonismo do legislativo. 

Pacheco

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM), que é cotado como candidato de terceira via para 2022, se posicionou e disse que se o problema é fiscal, ou seja, é falta de recursos no orçamento, e que o Senado pode ajudar a resolver.

Pacheco disse ainda que o veto é “candidatíssimo a ser derrubado”.  O posicionamento do senador enfraquece o argumento do presidente de que para distribuir absorventes vai ter que tirar dinheiro da saúde e educação, já que o parlamento está afirmando que vai indicar a fonte de recursos. 

Diálogo

A preocupação do presidente com orçamento é legítima, visto que é função dele manter as contas sob controle, o que não significa que ele não pudesse construir soluções com parlamento para que a proposta não precisasse ser vetada.

Eleitorado

Ao sancionar o presidente teria a oportunidade de conversar com o eleitorado “fora da bolha” e ainda poderia ter envolvido a primeira dama no debate, visto que trata-se de uma questão de saúde, educação e, sobretudo, social. É preciso lembrar que um levantamento nacional, coordenado pela antropóloga Mirian Goldenberg, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou que uma a cada quatro adolescentes entrevistada relatou já ter faltado a aula por não ter dinheiro pra comprar absorvente.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    De 18 casos identificados no Brasil, dois resultaram em morte

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Pais revelam alívio pela imunização e segurança na eficácia das vacinas

    Acessar Link