Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Vale-gasolina e ampliação do auxílio gás. Sai ou não sai?

Conheça os riscos de a proposta que beneficia milhões de brasileiros não sair do papel

14/03/2022 às 10:50


Apesar de ter sido aprovado no Senado, ainda não existe acordo na Câmara dos Deputados para votação do Projeto de Lei 1472/2021 que amplia o número de famílias que recebe o auxílio gás e cria o vale-gasolina de R$ 300 para motoristas e motociclistas de aplicativos, taxistas e pilotos de pequenas embarcações e de R$ 100 para motoristas de ciclomotor ou de motos de até 125 cilindradas. 


Um dos motivos do impasse é que as propostas do vale-gasolina e do vale-gás foram anexadas ao projeto que cria a Conta de Estabilização de Preços dos Combustíveis, aquela que usa lucro da Petrobras para arcar com a alta do preço, retardando a chegada do aumento ao bolso do consumidor. A equipe econômica do governo é contrária a essa proposta, feita pelo senador Alessandro Vieira, que anunciou que vai deixar o Cidadania e não será mais candidato à presidência. 

Se for aprovada, essa proposta do vale gasolina e da ampliação do vale-gás ainda vai enfrentar um outro problema, embora Alessandro Vieira diga que não há impedimento na legislação eleitoral por não se tratar de benefício e sim concessão em momento excepcional, a polêmica existe. A previsão é que o vale-gasolina seja pago apenas em 2023.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou