Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Estado anuncia nova etapa de retomada das aulas presenciais

Só não serão abertas escolas nas cidades onde os prefeitos se opuserem

01/07/2021 às 04:55

A partir do dia 12, escolas estaduais em Minas podem reabrir para aulas presenciais em municípios que estão na Onda Vermelha do programa Minas Consciente. No entanto, onde houver impasse político ou que o prefeito tenha uma visão muito diferente do governo do estado, pode haver impasse. Isso porque, o estado pode abrir as escolas que são estaduais - de acordo com os anos escolares previstos no protocolo - mas se o prefeito publicar decreto restritivo, proibindo o funcionamento, a escola fecha as portas outras vez  - segundo a própria secretária Estadual de Educação. Ao todo, Minas tem mais de 3 mil escolas estaduais  

Onda Vermelha: municípios que podem

Poderão ter aulas presenciais, a partir do dia 12, nos municípios da Onda Vermelha, alunos dos anos iniciais - do primeiro ao quinto ano. Os professores chegam para a preparação uma semana antes, na próxima segunda-feira.

Onda vermelha: municípios que não podem

A liberação não vale para regiões que estiverem na fase mais restritiva da Onda Vermelha, que é o cenário desfavorável. Neste momento, está nessa situação apenas a região Leste do Sul, que é a de viçosa e municípios vizinhos. 

Onda verde e amarela

Também a partir do dia 12, municípios que estão nas ondas Verde e Amarela - além de poderem ter aulas presenciais para estudantes do primeiro ao quinto ano em escolas estaduais - que foram retomadas dia 21 - podem retomar para alunos do nono ano do fundamental e o terceiro do médio, que são os últimos anos escolares de cada uma dessas etapas.

Municípios que estão saindo da Onda Vermelha agora

Municípios que passarem da Onda Vermelha para Amarela na semana que vem poderão ter aulas presenciais do 1º ao 5º ano e nono do ensino fundamental e 3º do ensino médio.

Respaldo para a liberação

Entre os motivos da liberação, estão a redução de internações e o avanço e a efetividade da vacinação. Em entrevista coletiva, a secretária de Educação, Júlia S’antana disse que todas as escolas estão prontas para o retorno. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Operações foram interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Órgão fiscaliza a conduta abusiva de farmácias e laboratórios que, pela disparada da procura, aumentaram de maneira exagerada os preços dos testes

    Acessar Link