Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Repercussão de operação no Jacarezinho pode parar na Justiça em Minas

10/05/2021 às 04:30

A operação policial no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que terminou com quase 30 mortos, não para de repercutir em Minas Gerais. Aqui, o episódio está sendo até motivo de processo judicial. Depois de fazer um post no Instagram, dizendo que não se tratou de uma chacina, mas de uma “faxina” – o deputado estadual mineiro Coronel Sandro (PSL) foi criticado nas redes sociais pelo advogado e professor universitário, João Gabriel Prates, filiado ao PT.

Chamou chacina de faxina

Em um post, no Twitter, João Gabriel Prates chamou Coronel Sandro de “canalha” por se referir às mortes no Rio como uma “faxina” e pediu à Assembleia Legislativa que o responsabilizasse pela postura. Em resposta, Coronel Sandro tuitou que processaria o advogado e confirmou à coluna Em Cima do Fato que o fará. Segundo o parlamentar, trata-se de injúria e cabe processo civil e criminal.

Prefeito x vereador

E por falar em polarização, hoje, enquanto prestava contas na Câmara Municipal sobre gastos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) durante a pandemia, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) foi criticado pelo vereador Nikolas Ferreira (PRTB), o mais jovem (24 anos) e o segundo mais votado da Câmara.

O parlamentar, contrário às restrições adotadas pela prefeitura na crise do coronavírus, disse que a prefeitura não tem diálogo e nem planejamento e que tem pena e vergonha do prefeito.  Kalil respondeu que o rapaz devia sentar com o pai e a mãe para aprender a respeitar um homem de 62 anos, eleito em primeiro turno.

Segunda disse da CoronaVac

E para fechar, a expectativa é que pessoas com 67 anos que estão com a segunda dose da CoronaVac atrasada desde a segunda-feira passada recebam a aplicação amanhã ou na quarta-feira (12). A prefeitura da capital mineira está retirando hoje as doses recebidas pelo estado no sábado (8).

O subsecretario de Saúde de BH, Fabiano Pimenta, afirmou, em entrevista à Itatiaia na semana passada, que, assim que a prefeitura pegasse as vacinas, em 24 horas elas estariam nos postos de saúde. Para vacinar todo o público de 67 anos com a segunda aplicação são necessárias 18 mil doses. A PBH tem 10 mil doses, faltam 8 mil.

Para estender a segunda dose para 66, 65 e 64 anos, que também estão atrasadas, são necessárias, ao todo, 80 mil doses. Para cobrir todo esse público, possivelmente, Belo Horizonte vai precisar de novas remessas da CoronaVac, que devem chegar no meio dessa semana à Minas. Para colocar em dia a segunda dose em todo estado, são necessárias 360 mil vacinas.

Polarização perpassa tudo no Brasil
    
Os três episódios comentados na coluna hoje têm como ponto comum a polarização na política. O primeiro, a chacina, virou uma disputa de discursos entre quem milita pelos direitos humanos e quem defende a ação policial com força extrema. O segundo episódio tem de um lado um prefeito que defende a restrição de circulação como medida importante para conter o coronavírus, e de outro um vereador que acha exatamente o contrário.

E no caso da vacina, temos um atraso na vacinação gerado por uma determinação do governo federal, a de aplicar todas as vacinas na primeira dose sem haver reserva para a segunda. Os prefeitos que desobedeceram e guardaram as doses, imunizaram completamente o público necessário. Os prefeitos que obedeceram estão com a vacinação atrasada. É o caso da polarização, onde em campo estão sempre dois arquirrivais e, no final, quem perde é o povo.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Diretoria do Coelho está no mercado à procura de um camisa 9 para a temporada #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/america-atacante-henrique-almeida-ex-chapecoense...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O suspeito foi contido pelos próprios passageiros até a chegada da Polícia Militar (PM) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/homem-e-preso-apos-mostrar-genitalia-e...

    Acessar Link