Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Raul Belém não será mais líder do bloco de governo na Assembleia

03/02/2022 às 11:41
 Raul Belém não será mais líder do bloco de governo na Assembleia

O deputado Raul Belém (PSC) não será mais líder do bloco da base de governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parlamentar pediu para sair. A coluna já havia apurado que, por insatisfação do governo e de integrantes do grupo, a saída dele já era prevista.

Entenda o caso

Integrantes do bloco e do governo ficaram insatisfeitos com o fato de Raul Belém, no final do ano passado, ter assinado um acordo de líderes na Assembleia Legislativa, que permitiu a votação, dentro do Rito Covid, de projeto de lei do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) congelando o valor do IPVA. Com o acordo, o projeto do IPVA que previa congelamento do imposto não apenas sobrepôs à proposta do governo (de limitar o reajuste pela inflação), mas permitiu que a proposta fosse votada antes do Regime de Recuperação Fiscal, projeto do governo que tramita em regime de urgência. Por causa desse episódio, Belém começou a correr o risco de perder a liderança do bloco.

Líder de governo

O líder governista, Gustavo Valadares, não fala sobre o assunto, mas, segundo alguns de seus pares, gostaria de deixar o cargo. Além do desgaste de ficar o tempo inteiro sob fogo cruzado, na guerra entre o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), ele deseja se dedicar mais ao próprio mandato e também a campanha para tentar a reeleição.

Substituto

Os deputados Roberto Andrade (Avante) e Zé Guilherme (PP) estão cotados para a vaga. Zé Reis (Podemos) também estaria na corrida.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou