Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

PT deseja apoiar Kalil na disputa pelo Governo de Minas em 2022

22/02/2021 às 05:32

O PT começa por Minas a caranava que vai durar dois anos para a corrida pela Presidência da República. Ao que tudo indica, não é apenas pelo tamanho do colégio eleitoral. Como a Itatiaia adiantou há algumas semanas, Fernando Haddad, que a princípio será o candidato petista ao Palácio do Planalto se Lula continuar inelegível, estará em BH nesta quarta-feira (24).

Por enquanto, sem um nome competitivo para a disputa ao Governo de Minas em 2022, o PT precisa definir a quem apoiará. O cortejado prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), sempre na mira dos partidos mais progressistas, embora dialogue bem com outras frentes, também parece ser de interesse do PT para uma aliança no estado.

Como potencial candidato ao Governo de Minas, Kalil tem apoio certo do PDT, de Ciro Gomes, e, se quiser, também dos PT, que na atual legislatura, mesmo com todo desgaste, fez a maior bancada da Assembleia Legislativa. Resta saber se o prefeito fechará esse apoio formal, visto que, com a aliança, pode vir a rejeição ainda enfrentada pelo partido diante de parte do eleitorado. 

Agenda de Haddad

Na agenda oficial de Haddad, além de reuniões com prefeitos petistas, há um encontro com Kalil na quinta-feira (25), às 15h. Na quarta (24), Haddad vai a Brumadinho. Ele também participará de um ato em comemoração pelos 41 anos do PT.

A agenda oficial de Kalil para a quinta ainda não foi confirmada, o que ser feito com 24 horas de antecedência. O prefeito evita falar do tema e segue cobiçado por lideranças políticas que acreditam que ele seja um nome viável para enfrentar o governador Romeu Zema (Novo).

É bom lembrar que o partido de Kalil, o PSD, que é de centro, tem dois senadores por Minas (Antonio Anastasia e Carlos Viana) e teve papel fundamental na articulação e na eleição de Rodrigo Pacheco (DEM) para a Presidência do Senado. Ou seja, pode formar um grupo forte.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Medida adotada pelo Governo do Estado vale pelo período de 14 dias, até 19 de março. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    MAIS RESTRIÇÕES! Entre as medidas da nova onda está o toque de recolher entre 20h e 5h. Só serviços essenciais podem funcionar. #Itatiaia

    Acessar Link