Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

PT decide por candidatura própria para o Governo de Minas em 2022, mas quer mesmo é apoiar Kalil

26/05/2021 às 04:30

O Partido dos Trabalhadores em Minas decidiu em reunião da direção estadual que terá, no ano que vem, candidatura própria ao governo do estado e ao Senado. No entanto, com a ausência de um nome competitivo, pelo menos por enquanto, muitos petistas defendem o apoio ao prefeito Alexandre Kalil (PSD), conforme trouxemos na coluna em 22 de fevereiro.

Até Haddad se reuniu com Kalil e com o grupo político do prefeito pensando na viabilidade de um apoio para 2022, com aval nacional, inclusive de Lula. O impasse é: segundo as informações de bastidores, o apoio - que traria votos de petistas - seria bem-vindo, mas a aparição com o Partido dos Trabalhadores é que seria o problema, já que o desgaste do PT ainda é grande.  

Chances do PT no cenário polarizado

Com o cenário polarizado entre o prefeito Alexandre Kalil e o governador Romeu Zema (Novo), as chances de uma candidatura própria do PT ficam ainda mais escassas. Ainda assim, por enquanto, esta é a mensagem do partido. Os nomes que estariam postos no momento seriam os dos deputados federais Patrus Ananias e Reginaldo Lopes, este último cogitado também para o Senado. 

Governo x Assembleia

Enquanto 2022 não chega, todos se preparam para ele. Com a possibilidade de não conseguir anunciar o início de obras que serão feitas com recursos do acordo com a Vale, cujo projeto de lei aguarda aprovação da Assembleia Legislativa, Zema decidiu inaugurar planos de obras e amanhã e depois, assim como fez com o Hospital Regional de Sete Lagoas na semana passada, vai viajar pelo interior do estado, com agendas em Três Marias, Curvelo, Pompéu e Felixlandia, também anunciando previsão de obras com recursos do acordo de Brumadinho.

Anunciando antecipadamente, o governador não apenas minimiza o risco de aguardar e ser impedido pelo período eleitoral como acaba “pressionando” a Assembleia pela aprovação, já que deixa claro que o que falta é o aval do Legislativo. O governador também tem envolvido deputados das regiões nas agendas, o que dá visibilidade aos parlamentares, e pode também garantir o voto deles quando o assunto estiver em debate.

Por que precisa de aprovação?

O acordo com a Vale foi de R$ 37 bilhões, sendo que R$ 11 bilhões serão usados diretamente pelo estado e para que esse recurso entre nos cofres públicos é necessária a aprovação da Assembleia. Isso porque, no ano passado, o deputado Hely Tarquínio (PV) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que foi aprovada, estabelecendo que qualquer suplementação orçamentária, entrada de recursos extras, com valor superior a 1% do orçamento do Estado, precisa de aval da Casa.

Equilíbrio

A medida garante aos deputados (que representam grupos e regiões diferentes da população) a participação no debate sobre o orçamento extra. Uma das argumentações é que a divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) existe justamente como estratégia de equilíbrio, de freios e contrapesos, para que nenhum dos poderes fique tão poderoso a ponto de realizar tudo o que deseja sem que haja debate.

Como a relação entre Governo de Minas e Assembleia anda estremecida, ainda não há previsão de votação do projeto de acordo da Vale que pode liberar recursos para obras como as de hospitais regionais e obras viárias (é o caso da fase inicial do Rodoanel). 

Assessor especial na Sejusp

Mudanças na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. O jornalista, apresentador e ex-deputado federal Laudívio Carvalho vai assumir o cargo de assessor especial na pasta. Laudívio cumprirá um papel de articulação política e captação de recursos em Brasília. Hoje ele já foi apresentado à equipe.

Laudívio teve um mandato de deputado federal, tentou a última eleição pelo podemos, mas acabou mão sendo reeleito. A escolha do nome para compor a equipe foi pelo próprio secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, mas a informação está sendo adiantada neste momento na Itatiaia e ainda não foi divulgada pelo governo. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Produtores de testes não esperavam pelo aumento expressivo na demanda #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=laboratorios-temem-falta-de-testes-d...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Você é a favor da capacidade máxima nos estádios durante o Mineiro? Dê sua opinião! #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/reuniao-entre-governo-de-minas-e-fmf-na-qua...

    Acessar Link