Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

Protagonismo: Presidente do Congresso deve receber governadores na próxima quinta-feira

30/08/2021 às 10:21

A semana aqui em Brasilia deve ser marcada por mais uma reunião de governadores e, desta vez, com o senador Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Congresso Nacional. Segundo Pacheco, foi o próprio Zema que solicitou, na semana passada, o encontro. 

Bastidores
Como os governadores, durante o Fórum realizado na semana passada, solicitaram reunião com o presidente Jair Bolsonaro, mas não obtiveram resposta, eles se concentraram na reunião com o presidente do Congresso Nacional. 

BR 381
Por causa dessa agenda dos governadores aqui, que está prevista para quinta-feira, o lançamento do edital da BR381 previsto para quarta-feira aí em BH, pode ser transferido para o senado, segundo interlocutores de Zema e de Pacheco.

Arrecadação
Além das polêmicas do presidente da república e da crise entre os poderes, os governadores estão preocupados também, e principalmente, com a queda da arrecadação que pode ser gerada pelas mudanças na cobrança do imposto de renda e ainda com a proposta do governo federal de parcelar o pagamento de precatórios, que são dívidas que a união tem com estados e municípios que devem ser parceladas para que o valor do Auxilio Brasil, o novo Bolsa Família, seja aumentado. 

Pacheco cresce na lacuna deixada por Bolsonaro
Enquanto o presidente da república tem dificuldade de diálogo com os outros poderes e com os governadores, Pacheco que na prática é a terceira autoridade mais importante no país – na tríade: presidente da República, presidente do Supremo e presidente do Congresso (que reúne a Câmara e o senado) -  vem assumindo esse protagonismo e é também por isso que o nome dele vem ganhando corpo como candidato de terceira via para a presidência da república.  Pacheco cresce na lacuna deixada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. 

Reuniões com ministros
E nesta semana, além de encontrar os governadores, o presidente do Congresso vai encontrar o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), o da Economia, Paulo Guedes  e o de Minas e Energia, Bento Albuquerque para discutir crise institucional, projetos do governo e a crise hídrica e energética no Brasil. 

Instagram:@reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O prêmio de R$ 1,5 milhão não é reajustado há 12 anos pelo programa

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Operações foram interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas

    Acessar Link