Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Processos contra a chapa Mourão-Bolsonaro podem ser pautadas no TSE a partir da semana que vem

14/10/2021 às 10:03

As ações que pedem a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão (PRTB) poderão ser colocadas em pauta no Tribunal Superior Eleitoral ainda neste mês, mas a partir da semana que vem. A coluna Em Cima do Fato apurou no TSE que vence amanhã (15) o prazo para que as partes se manifestem sobre os processos. Apenas depois disso, as ações podem ser colocadas em pauta. 

O ministro do TSE, Luís Felipe Salomão, responsável pelas investigações, deixará de ser relator desses processos no final deste mês, quando o cargo de corregedor geral será assumido por Mauro Campbell.

Salomão havia sinalizado no meio do ano, nos bastidores, que deixaria as ações prontas para ir a julgamento no pleno. A decisão de pautar os processos, a partir da semana que vem, fica nas mãos do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que quase foi alvo de um pedido de impeachment de Bolsonaro no senado. 

Caso esses processos culminem na cassação ocorresse da chapa, como não há tempo hábil para chamar novas eleições, o próximo na linha sucessória seria o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
Mensagens sobre o assunto estão sendo muito compartilhadas nos últimos dias pela base do presidente e, inclusive, por ele mesmo em redes sociais, como o whatsapp, conforme informaram fontes próximas do presidente à coluna Em Cima do Fato.

 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link