Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Vítimas do rompimento em Brumadinho fazem clamor para que processo volte pra Minas

Processo criminal pelo rompimento da Barragem que matou 272 pessoas foi remetido à justiça federal em outubro deste ano

14/12/2021 às 09:25

O processo criminal contra a Vale, a Tuv Sud e 16 réus apontados pelo rompimento da Barragem que matou 272 pessoas em Brumadinho, em 2019, foi remetido à justiça federal em outubro deste ano e a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais foi anulada, livrando os réus de acusações feitas em âmbito estadual. 

Impunidade à vista

Nesta terça-feira (14), a Sexta turma do Superior Tribunal de Justiça vai julgar embargos, pedidos de esclarecimentos, feitos pelo Ministério Público de Minas Gerais, que defende que o julgamento criminal seja feito na esfera estadual e que os acusados sentem no banco dos réus em Minas Gerais. A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão (Avabrum) fez uma nota de clamor e distribuiu para jornalistas, parlamentares e órgãos de justiça pedindo que o caso seja revisto e volte para Minas. A coluna Em Cima do Fato também conversou com procuradores que, publicamente, defendem que o processo seja mantido no Estado.

Alegação do acusado

O processo foi remetido à justiça federal, porque o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, alegou que o rompimento da estrutura afetou sítios arqueológicos, que são de responsabilidade da União, e que o caso devia ser julgado pela Justiça Federal. O STJ aceitou a alegação e a denúncia do Ministério Público de Minas perdeu a validade e os acusados saíram do banco dos reús. Para que eles respondam pelos crimes denunciados pelo Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal precisa fazer nova denúncia e a justiça federal precisa aceitar.

CLIQUE AQUI e leia a nota da Abravum

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Ouça a transmissão com a equipe da Rádio Itatiaia direto do Independência

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O prefeito ainda destacou que a nova variante está atingindo as crianças, por isso, esclareceu a importância da imunização

    Acessar Link