Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Primeira vitória de MG com Pacheco à frente do Senado pode ser aprovação do TRF-6

02/02/2021 às 05:33

O Brasil tem o primeiro representante de Minas na Presidência do Senado desde a redemocratização, e a primeira vitória específica de Minas nas pautas da Casa deve ser a aprovação do TRF6 (Tribunal Regional Federal) para o estado.

Quando o nome de Rodrigo Pacheco (DEM) ainda era pouco cotado na disputa, mal se falava dele. No fim do ano passado, outro mineiro, o senador Antonio Anastasia (PSD), embora sem ter apresentado candidatura, era considerado favorito.

Já nesta época citamos na coluna que Pacheco era um candidato viável. Anastasia acabou não sendo postulante, e os acordos do DEM, inclusive aqui em Minas, com forte atuação do PSD de Alexandre Kalil, Carlos Viana e Anastasia, pavimentaram a candidatura dele.

As costuras regional e nacional fizeram de Pacheco o primeiro presidente vindo de Minas no Senado depois da redemocratização, com os apoios de PT e Bolsonaro e de Kalil e Zema. O governado, aliás, conforme adiantamos na coluna, foi a Brasília cumprimentar e comemorar a vitória com Pacheco. 

2022

O apoio do PSD — partido com o maior número de senadores — ao DEM foi fundamental para a vitória de Pacheco e pode apontar para uma parceria entre as duas legendas na disputa ao Governo de Minas. Entretanto, sem o novo presidente do Senado na chapa, já que a pretensão dele seria a reeleição para a presidência da Casa.

TRF-6

Pacheco na presidência do Senado, que é a cúpula do Legislativo nacional, reacende diversas chamas de esperança em relação a projetos e recursos que possam beneficiar Minas Gerais.

Em relação a projetos, a criação do TRF6 pode ser a primeira grande conquista regional. A ideia, que é original do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi proposta pelo ministro e ex-presidente do STJ João Otávio de Noronha (que é mineiro), já passou pela Câmara Federal. Só falta o Senado.

A expectativa dos pares é que Pacheco acalme os ânimos de colegas de outros estados, como Bahia e Amazonas, que também desejam ter seus próprios TRFs, e consiga votos suficientes para aprovar o pleito antigo de Minas. 

Anos de espera

Atualmente, os processos federais de Minas em grau de recurso são julgados pelo Tribunal Regional Federal sediado em Brasília. Quase 40% dos processos que estão lá são de Minas, o que faz com que mineiros esperem por 10, 20 anos.

Prazo que será drasticamente reduzido, assim como os custos, caso o TRF1, que funciona em Brasília, seja desmembrado. Parlamentares mineiros afirmam que não haverá despesas, porque servidores serão transferidos e serão usados prédios públicos já existentes. 

Impeachment 

A princípio, as eleições de Pacheco para o Senado e Arthur Lira (PP) para a Presidência da Câmara, candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro, afastam a possibilidade de prosseguimento dos pedidos de cassação do chefe do Palácio do Planalto.

O impeachment é de responsabilidade do Senado, mas a Câmara dos Deputados precisa autorizar a instauração do processo com apoio de 342 deputados. No Senado, é necessário o aval de 54 parlamentares.

Apesar de os acordos com os partidos de centro apontarem pela paralisação de pedidos de impeachment, não há garantia de que em 2022 partidos como o DEM apoiem Bolsonaro em uma candidatura à reeleição. 

Carreira meteórica

Rodrigo Pacheco tem 44 anos, é natural de Rondônia, veio pra Minas ainda pequeno. É advogado e em 2014 foi eleito deputado federal (MDB). Em 2016, disputou a Prefeitura de Belo Horizonte e em 2018 foi eleito senador. É considerado pelos pares um político habilidoso.

ABC da Política

As definições das palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Conteúdo Publicitário Quer economizar tempo e dinheiro em janeiro? Então se liga na dica do Léo Figueiredo - Comentarista da Rádio Itatiaia Cart App é o seu primeiro Carpay...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Números se tornam expressivos por causa da grande transmissibilidade da variante ômicron, que é mais contagiosa #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/fiocruz-aponta-...

    Acessar Link