Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Presidente do TJMG estava na fila para vaga no STF

Cidades de Minas querem liberação de torcida, mas ninguém pediu autorização ao Estado 

07/07/2021 às 10:43

O nome do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Leme, também estava na fila pra vaga de Marco Aurélio Melo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o presidente Jair Bolsonaro deve indicar o  atual AGU André Mendonça. Homem de confiança, ele assumiu o Ministério da Justiça no lugar de Sergio Moro e depois voltou para a Advocacia Geral da União ( AGU), primeiro cargo que ocupou no governo. Além de tudo, ele é pastor e tem o perfil conservador que Bolsonaro buscava para enfrentar pautas ideológicas no STF. 

Bolsonaro é crítico do STF e militantes de apoio ao presidente defendem o fim da indicação política para ministros do STF. No entanto, Bolsonaro é obrigado a indicar um nome, caso contrário pode responder por crime de responsabilidade por atrapalhar funcionamento de outro poder. 

No final das contas, passou da hora de mudar a forma como o TJMG é composto. Hoje, dos onze ministros do STF apenas dois são juízes de carreira a (Rosa Weber e o Luiz Fux), ainda assim são indicação política. 

Como o eleitorado do presidente pede mudança no critério, o certo seria ele defender uma reforma também. No entanto, o que a deputada Bia Kicis (PSL-DF) apresentou foi uma PEC propondo a diminuição da idade de aposentadoria dos ministros de 75 para 70 anos, o que liberaria mais vagas no Supremo e aumentaria as indicações de Bolsonaro pro STF.

Volta dos torcedores aos estádios 

Conversei ontem, por volta das 22h, com integrantes do governo. A notícia é: o executivo estadual não recebeu nenhum pedido de liberação de torcida até o momento. Quando receber, o comitê irá se reunir para analisar.

Liberar torcida, em número maior, pelo menos nesse momento é temerário. A vacinação tem avançado em um ritmo até surpreendente, mas o percentual da população vacinada em Minas ainda é baixo. Apenas 10% dos mineiros tomaram a segunda dose. E acredito também que para essa semana, no que depender do governo do estado – com quem a Federação Mineira de Futebol mantem constante dialogo -  não vai deve ter autorização – mas também acredito que não demore muito pra isso acontecer.

Instagram: @reporteredilenelopes

Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Declaração foi dada pelo diretor Hans Kluge, do escritório europeu da organização #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Sem 'expectativa de redução de preços', entidade cita risco de desabastecimento com fechamento de revendas #itatiaia

    Acessar Link