Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Presidente da República, do Congresso e do STF estão hoje em Minas: cada um em seu quadrado

17/09/2021 às 10:00

Os chefes de todos os poderes, em âmbito nacional, estão em Minas Gerais nesta sexta-feira (17). O Presidente da República, Jair Bolsonaro, está na cidade de Arinos, onde participa do anuncio do Projeto Pró-Águas Urucuia. É a segunda vez, em pouco mais de 15 dias, que ele visita o Estado. No dia 31, Bolsonaro esteve em Uberlândia. Já o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, recebem, em Belo Horizonte, homenagem do Ministério Público de Minas Gerais, dentro das comemorações da Semana do MPMG.

Além da presença em Minas hoje, nos últimos dias, desde a carta do presidente no pós-sete de setembro, os poderes têm tido uma prática comum, está cada um no seu quadrado. A decisão da questão dos precatórios por exemplo, que são dívidas que a União tem com terceiros e que precisariam ser parceladas ou redistribuídas para que sobrassem recursos para aumentar o Bolsa Familia, chegou a ficar nas mãos do judiciário, que iria propor uma solução. 

Depois da carta, a situação mudou de figura. Fux saiu do protagonismo, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) continuou na posição de mediação, disse que a questão vai ser analisada na semana que vem e que está sendo discutida entre o legislativo, judiciário e executivo; e o presidente Jair Bolsonaro, para não ficar nas mãos dos outros poderes, resolveu, de forma unilateral, o que é uma prerrogativa dele, encontrar uma solução. 

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que aumenta, até o fim do ano, a alíquota do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras de pessoas físicas e empresas. O objetivo é levantar recursos iniciais para bancar o novo Bolsa Familia. A medida deve deixar a tomada de credito mais cara no Brasil e é incoerente com a proposta do presidente de não aumentar impostos.


Instagram: @reporteredilenelopes
Instagram:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro revelado na Toca 1 está perto de retornar, emprestado pela Inter de Milão

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Raposa já enfrentou o time sergipano em outras três oportunidades, nos anos 1970, e duas em 2005

    Acessar Link