Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Pré-candidatura do MDB à presidência já nasce com pecha de vice

08/12/2021 às 09:32
Pré-candidatura do MDB à presidência já nasce com pecha de vice

O MDB lança hoje, em Brasília, a pré-candidatura da senadora Simone Tebet, à presidência da República. Até então é a única mulher em uma lista de mais de dez presidenciáveis. 

O partido não tem tradição de levar candidaturas a presidência adiante como cabeça de chapa e sempre acaba compondo como vice. Por isso, a candidatura da Tebet já nasce com esse vício, pecha que alguns emedebistas estão tentando combater. 

Apesar de ter perdido muito espaço nos últimos anos, na eleição de 2018 ocupou 34 cadeiras na Câmara Federal contra 66 em 2014, o MDB ainda é um partido importante. 

E o fato de Tebet ser mulher para muitas legendas tem um valor agregado grande, já que as mulheres correspondem a 52% dos eleitores e há uma bandeira sobre o aumento da participação da mulher na política. 

Muitos emedebistas afirmam que o foco é na terceira via, tanto como candidatura própria como para compor, outros defendem a reedição da aliança com o PT, que é um dos polos da briga.

Sobre a intenção do partido, apesar de o fim das coligações forçar os partidos a terem candidatos ao executivo para puxar votos para os deputados, isso para o MDB é uma necessidade, o partido não descarta a possibilidade de compor com quem tem mais chances de ganhar. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Esposa do surfista, a modelo contou sobre a nova dinâmica nas redes sociais #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=cintia-dicker-conta-que-vai-dividi...

    Acessar Link