Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Mudança de partido: a dança das cadeiras na Assembleia Legislativa

Prazo para troca de partido para quem tem mandado termina no dia 1º de abril

23/03/2022 às 04:44

Pelo menos 14 dos 77 deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais já mudaram ou podem mudar de partido dentro da janela partidária que começou no dia 3 de março e termina no dia 1º de abril.

PL é legenda que mais recebeu deputados
O Partido Liberal, nova legenda do presidente Jair Bolsonaro, foi a que mais recebeu deputados estaduais em Minas. Já se filiaram: Bartô (estava sem partido), Coronel Sandro (saiu União Brasil), Bruno Engler (saiu do PRTB)e Cel Henrique (saiu do União Brasil). Delegada Sheila saiu do União Brasil ira para o PL, mas pode retornar ao UB.  A migração aumenta o número de bolsonaristas no bloco de oposição, que é liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e conta com a presença do PL. 

PTB vazio
O PTB  que tinha apenas dois deputados já sofreu baixa e pode ter nova saída nos próximos dias. O deputado Arlen Santiago se filiou ao Avante, partido que deve perder Roberto Andrade. Além de Arlen Santiago, o deputado Sargento Rodrigues também deve deixar o PTB.

PSDB pode sofrer baixas importantes
Sobre o PSDB, a informação que circula nos corredores da Assembleia, é que o líder de governo, Gustavo Valadares, pode sair do partido. Até o momento, o deputado não confirma. Existe também a informação que Antônio Carlos Arantes estaria de saída e uma das possibilidades seria o PL. O parlamentar também não confirma a informação. O deputado Tito Torres afirma que não quer sair do PSDB, mas existe a possibilidade. 

Cidadania também deve sofrer baixa
O deputado Cleitinho, cotado para o Senado, deve sair do Cidadania. Há alguns meses já existiam propostas e conversas sobre possível ida do parlamentar para o Patriota ou o PSC. O Cidadania, insatisfeito com a federação com o PSDB, deve sofrer forte baixa em Minas.

Novo integrante no PV
O deputado professor Cleiton sairá do PSB e vai para o PV. O deputado federal Julio Delgado deve fazer o mesmo movimento.
Apesar de ter sido ventilada a informação de que o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV) iria para o PSB, conforme já noticiamos, ele fica no Partido Verde.


MDB e PSD
O deputado Douglas Melo deve sair do MDB e se filiar ao PSD.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou