Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Posicionamento de Zema contra Bolsonaro foi atrasado, mas estratégico 

27/08/2021 às 11:15

O governador Romeu Zema (Novo) do governador Romeu Zema fez um post no Twitter, agora a pouco e, finalmente, decidiu enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre pautas com as quais ele não concorda, o que raramente acontece. 

Zema rebateu as declarações que o presidente deu na live de quinta-feira da semana passada e repetiu ontem sugerindo que governadores zerem ICMS para abaixar o preço dos combustíveis e do gás de cozinha. 

Briga com governadores e prefeitos - Da primeira vez que Bolsonaro falou sobre o assunto, nós dissemos na coluna Em cima do fato, na sexta-feira da semana passada, que essa briga não ia ficar barata, porque afetaria a arrecadação dos estados e municípios. Do ICMS, 75% da arrecadação fica com os estados e 25% vai para os municípios. Pela lei, os governantes não podem mexer na receita sem ter como compensar. 
 

Atrasado - Na minha avaliação Zema está atrasado no posicionamento, que deveria ter sido feito na semana passada. Do ponto de vista político, ele foi estratégico. Ele sabia que viria a Brasilia, para reuniões importantes com o governo federal, e não quis comprar briga com o presidente.

Precisa assumir a responsabilidade - Sobre Bolsonaro, nessa questão do ICMS sobre os combustíveis, ele está jogando no colo dos governadores uma responsabilidade que é dele e do governo federal. O ICMS é alto e tem que abaixar,  Bolsonaro tem razão nesse ponto, mas o combustível no Brasil está alto por causa da política de preços da Petrobrás, que acompanha o preço do barril do Petróleo Internacional. Essa é uma opção do governo federal. O correto é que o presidente assuma também sua reponsabilidade e discuta de forma clara essa questão. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O prêmio de R$ 1,5 milhão não é reajustado há 12 anos pelo programa

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Operações foram interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas

    Acessar Link