Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

Por que Zema criticou o Fórum de governadores, o STF e Congresso?

25/08/2021 às 01:24

O governador Romeu Zema fez questão de marcar presença no Fórum dos Governadores e divergiu dos colegas sem pestanejar. A fala dele viralizou depois que vazou um vídeo feito em Belo Horizonte, enquanto ele participava do Fórum, por vídeo conferencia. Primeiro, Zema se posicionou contra o manifesto que os governadores, inclusive João Dória, de São Paulo, planejavam contra as polêmicas do Presidente da República. Depois, criticou o Fórum por não se posicionar contra decisões também polêmicas do Supremo e do Congresso. 

Mistério?

O “mistério” até então é sobre quem vazou esse vídeo, que foi filmado dentro da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG), de onde o governador participou do Fórum, à distância, e onde estava com a equipe.

A comunicação do governo já afirmou que não foi a equipe de Zema que vazou o material. Pelo que nós apuramos, o vídeo começou a circular primeiro entre correligionários do partido Novo, em grupos de whatsapp de políticos, e depois foi parar no twitter e no instagram, divulgado por integrantes do Partido Novo, como Vitor Cezarini, da assessoria de desestatização do governo, e Lucas Pitta, ambos candidatos pela sigla nas eleições de 2018 e 2020. Salim Mattar, que também faz parte da assessoria de desestatização do governo, foi outro que postou o vídeo. 

Racha no Novo

Existe uma racha no Partido Novo Nacional, que tem se posicionado contra o Bolsonaro, mas o Novo de Minas tem muitos integrantes que são contrários as ideias de João Amoedo, um dos fundadores da legenda, e são a favor de várias pautas do Presidente da República e desejam que Zema se posicione a favor dessas pautas.

Conversando com o eleitorado

Quando Zema criticou o congresso e o STF, ele compartilhou anseios de eleitores de Bolsonaro, eleitores que podem ser necessários pra ele no ano que vem, como foram na eleição passada quando ele citou Bolsonaro no último debate e teve uma subida meteórica. Tem ainda a questão nacional. Zema hoje é o principal player nacional do partido, o principal nome do Novo que, por enquanto, não tem candidato à presidência da república. A princípio, ele será candidato ao governo de Minas e, segundo as pesquisas internas, ele tem chance de reeleição. No entanto, há entusiastas de que ele seja o nome do Novo à presidência. 

Tendo ou não candidato a presidência, a tendência é que o Novo nacional se mantenha longe de Bolsonaro, sendo assim Zema precisará ganhar o eleitor bolsonarista ou que compartilha essas pautas em Minas, já que Bolsonaro até agora não tem um nome de candidato a governador no estado.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Declaração foi dada pelo diretor Hans Kluge, do escritório europeu da organização #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Sem 'expectativa de redução de preços', entidade cita risco de desabastecimento com fechamento de revendas #itatiaia

    Acessar Link