Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Por que tucanos mineiros defendem tanto a permanência de Eduardo Leite no PSDB?

_ A defesa da candidatura de Leite pelo PSDB, passa pela sobrevivência do diretório em Minas_

17/03/2022 às 09:38

Os tucanos mineiros fizeram campanha para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), na prévias. E apesar de Leite ter perdido a disputa interna para o governador de São Paulo, João Dória, o diretório em Minas realmente acredita que o gaúcho agrega mais, atrai outros partidos e tem mais condições de elevar o PSDB a uma situação mais favorável no cenário nacional, já que o partido perdeu o lugar de destaque que ocupava nos últimos anos.

Sobrevivência

A insistência dos tucanos mineiros na permanência de Eduardo Leite no PSDB e na candidatura à presidência da República, é uma luta também pela sobrevivência do diretório em Minas. João Dória sendo o candidato do PSDB à presidência da República, e consequentemente sendo mais poderoso internamente, os tucanos mineiros tem medo de perder recursos de campanha, porque eles são distribuídos de acordo com a proporcionalidade de deputados, a cota feminina e a prioridade do partido, é aqui que mora o perigo.

Apesar de temerem essa represália, por causa da guerra com Dória, os mineiros sabem também que se o governador de São Paulo for candidato à presidência vai precisar do apoio dos tucanos em Minas, o que diminui a chance de retaliação. Se tiver sinal de retaliação, pode haver uma debandada e o PSDB pode perder muitos de seus principais nomes no Estado.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou