Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Por que a reforma administrativa corre o risco de não sair do papel?

29/10/2021 às 10:27
Por que a reforma administrativa corre o risco de não sair do papel?

O presidente Jair Bolsonaro demonstrou preocupação com o risco de as reformas defendidas pelo governo ficarem para 2023. Mas porque as reformas estão paradas? 

Reforma administrativa

A Reforma Administrativa, desde que foi aprovada pela comissão especial, há um mês, ficou pronta para ir a plenário e está parada na Câmara. O texto, que já encontrava resistência da oposição, foi considerado ruim também pela bancada da bala porque, segundo os parlamentares, abre muito espaço para a terceirização e para indicação política. 

Com isso, a reforma tão esperada pelo mercado, por significar a diminuição da máquina pública e o aumento da eficiência pode nem sair do papel.
Um dos grandes entraves para a votação é que reforma ficou para penúltimo ano do governo e há um ano das eleições muitos deputados não querem briga com os servidores. Com isso, o gato subiu telhado.

Imposto de renda

A reforma do imposto de renda já passou pela Câmara e está no senado. O texto já vinha causando polêmica por causa da tributatação de dividendos. Depois da denúncia de que os ministros Paulo Guedes mantem investimentos em paraísos fiscais, sem tributação, enquanto propõe tributação aqui, a situação se agravou. Os senadores vão alterar o texto. A reforma do imposto de renda pode passar, mas não da forma como o governo gostaria.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Operações foram interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Órgão fiscaliza a conduta abusiva de farmácias e laboratórios que, pela disparada da procura, aumentaram de maneira exagerada os preços dos testes

    Acessar Link