Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Partidos de centro e centro-direita conquistam maior número de prefeituras em 2020

30/11/2020 às 05:00

O partido que mais conquistou prefeituras em todo o Brasil nas eleições 2020 foi o MDB, embora a legenda tenha feito um número menor de cadeiras em relação à eleição de 2016. Na eleição passada foram 1035, nesta eleição foram 784. O PP ficou em segundo lugar, fazendo 685 prefeitos, um acréscimo em relação à última eleição quando o partido ocupou 495 vagas. A terceira posição ficou com PSD, sigla do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. 

PT, PSDB e PSL

O PSDB ocupa a quarta colocação com 520 prefeitos contra 785 em 2016. O PT ocupa a décima primeira posição com 183 prefeituras, em 2016 foram 254. O Partido dos Trabalhadores não conquistou nenhuma capital nestas eleições. Enquanto os tradicionais arquirrivais, desgastados nos últimos anos, perderam prefeituras. O PSL, partido que cresceu depois da filiação e eleição do presidente Jair Bolsonaro, que não pertence mais à sigla, ocupa o décimo sexto lugar e está entre os que mais cresceram, e registrou aumento de 200% no número de cadeiras. 

Os que mais cresceram

Os partidos que mais cresceram nas eleições municipais de 2020 foram Avante, Patriota e Podemos. 

Os que ocuparam apenas uma prefeitura 

PTC, DC e PMB ocuparam apenas uma prefeitura, cada um deles, em todo país. O Brasil tem 5.770 municípios. 

Abstenção

O percentual de abstenção aumentou no segundo turno em relação ao primeiro. Do dia 15 para o dia 29, o percentual de eleitores que deveria ir as urnas, mas não compareceu, subiu de 23,14% para 29,5%.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, apenas 4 dos 853 municípios, tiveram segundo turno. O PT venceu em duas delas, com a deputada estadual Marília Campos, em Contagem, e a deputada federal Margarida Salomão, em Juiz de Fora. Em três das quatro cidades, as eleitas são mulheres. Em Uberaba foi eleita Elisa Araújo, do Solidariedade, candidata apoiada pelo governador Romeu Zema, que será a primeira mulher a comandar a cidade.

Novo 

A única prefeitura conquistada pelo partido Novo foi a de Joinville, Santa Catarina, com Adriano Silva, que também contou com a participação do governador mineiro na campanha. E que terá o secretário geral, Mateus Simões, auxiliando no início do governo, quando o secretário tira férias e vai para o sul ajudar o prefeito eleito. 

Novo procurador-geral de Justiça

O novo procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, que já ocupou o cargo por outras duas vezes, entre 2004 e 2008, toma posse nesta semana, e concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia para o podcast Abrindo o Jogo.

Clique aqui e ouça o podcast com o novo procurador-geral do MPMG, Jarbas Soares

Um dos primeiros compromissos do novo procurador-geral, que substitui Antônio Sérgio Tonet, será a terceira audiência da conciliação judicial, no dia 9, que trata do acordo que está sendo construído com Vale para reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A expectativa dele é que o acordo seja fechado o quanto antes e que abranja os prejuízos materiais e morais causados pela tragédia. 

À frente da instituição, Jarbas Soares Junior pretende informatizar o Ministério Público, montar um centro de conciliação, que segundo ele será pioneiro no Brasil, criar um conselho de ex-procuradores e encontrar novas fontes de recursos para manutenção do MP, como por exemplo, participação na distribuição do que é arrecadado com custas processuais. A terceirização de atividades meio, como assessorias diversas, será adotada como alternativa de redução de custos da máquina. 

O ex-procurador-geral, Carlos André´ Mariani Bittencourt foi escolhido por Jarbas como procurador-geral de Justiça Institucional. A promotora de Justiça, Nádia Estela Ferreira Mateus, que atua na comarca de Santo Antônio do Monte, será a ouvidora. E a procuradora de Justiça, Elaine Parise, será a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público e da escola do MP. Novos nomes devem ser anunciados nos próximos dias. Os Gaecos – Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado terão as chefias mantidas, segundo o novo procurador.   

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Apesar da queda, dois dos três índices permanecem no vermelho #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/covid-19-todos-os-indices-que-monitoram-a-pandemia-registram-q...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atenção! Trinta e cinco centros de internação pediátrica serão abertos na capital nesta quinta-feira (27) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/kalil-anuncia-abertur...

    Acessar Link