Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Parlamentares querem afastamento de Guedes e falam até em CPI

07/10/2021 às 09:30

Muitos parlamentares aqui em Brasilia querem que o presidente Jair Bolsonaro, que está em silêncio sobre o assunto, exonere o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ontem, a polêmica sobre as off shores do ministro em um paraíso fiscal foi assunto aqui em Brasilia e a votação expressiva para convocá-lo mostra que até integrantes da base votaram pela convocação. Foram 310 votos a 142.

Indefensável

Um deputado me disse ontem, no salão verde da Câmara, que entre os parlamentares, a leitura é que a situação de Guedes é indefensável porque apesar de não haver nada ilegal nas offshores -  que são contas em paraísos fiscais onde a tributação é baixa ou quase nula – ele como ministro da economia, pela lei, não poderia se manter no comando de uma. E muito menos poderia propor tributação em investimentos no Brasil enquanto o patrimônio dele está blindado no exterior.

Afastamento e CPI

 Ainda segundo deputados, o assunto pode render até uma CPI. Já o afastamento, segundo a Constituição Federal é uma prerrogativa do Presidente da República, e eu acredito que ele não vá fazê-lo, pelo menos a princípio, já que Guedes, por mais que a situação não seja das melhores, ainda é o pilar da relação do governo com mercado.

Sucessor natural

Pra substituí-lo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, seria o principal nome, mas como também teria mantido off-shores por um período enquanto já estava no governo, já entra no páreo com algum desgaste.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A agressão foi tão forte que o militar que recebe o golpe caiu e colegas tentaram ajudá-lo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O trânsito é complicado na região. Veja quais são as rotas alternativas

    Acessar Link