Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Obras feitas com recursos do acordo da Vale devem ser monitoradas com auxílio da população

01/03/2021 às 05:41

As obras que Minas executará com recursos do acordo com a mineradora Vale pelo rompimento da barragem em Brumadinho serão auditadas de forma especial e o acompanhamento deve contar com participação da população, segundo o controlador-geral o estado, Rodrigo Fontenelle.

A Controladoria-Geral do Estado deve fazer um monitoramento simultâneo, por meio de um site, com câmeras para acompanhamento de obras, como as do Rodoanel Metropolitano. De acordo com ele, será usado um sistema desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DEER/MG) para acompanhamento de todos os projetos relacionados a obras. E a controladoria tem feito ajustes no Portal da Transparência para melhor informar os gastos.

Obras feitas pelo estado

A execução das obras que estão a cargo do estado depende de aprovação de projeto de lei que chegou à Assembleia Legislativa na semana passada. Entre as execuções e compras estão a aquisição de três helicópteros para o Corpo de Bombeiros, reforma do Instituto Médico Legal (IML) para aumento da capacidade de identificação de corpos, renovação da frota de helicópteros da Polícia Civil, além das construções do Rodoanel Metropolitano, de cinco hospitais regionais e de um gasoduto da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) até Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

Obras feitas pela Vale 

As obras que serão executadas diretamente pela Vale, sem que os recursos passem pelos cofres públicos, serão acompanhadas por auditoria externa, com auxílio da controladoria, da Assembleia e do Tribunal de Contas do Estado.

Projeto de Lei

Pelo que a coluna apurou nos bastidores, os deputados devem mudar o projeto de lei enviado para a Assembleia, por mais que o governo estadual defenda que ele não pode ser alterado e que deve se cumprir o acordo à risca. A discussão poderá levar alguns meses.

ABC da Política

As definições das palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro revelado na Toca 1 está perto de retornar, emprestado pela Inter de Milão

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Raposa já enfrentou o time sergipano em outras três oportunidades, nos anos 1970, e duas em 2005

    Acessar Link