Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

O que há por trás da proposta de quarentena de juízes e militares nas eleições?

16/09/2021 às 10:17

A quarentena de quatro anos para juízes, policiais civis e militares e membros do Ministério Público, aprovada na Câmara, se passar pelo Senado, só começará a valer em 2026. Mas, a proposta inicial que foi apresentada pela deputada Margarete Coelho (PP/PI) era que ele tivesse validade a partir do ano que vem.

Base de Bolsonaro

O objetivo real dos partidos de centro é diminuir o número de candidatos da base eleitoral de Jair Bolsonaro, que tem ganhado cada vez mais espaço na política. Os candidatos militares, principalmente, devem fazer um papel importante na campanha do presidente para as próximas eleições, assim como fizeram na última. Consequentemente, a quarentena de quatro anos, também diminuiria o tamanho da chamada bancada da bala para 2023, que triplicou na eleição de 2018 em relação a 2014.  

Moro e Pazuello

Essa regra, se valesse para as próximas eleições inviabilizaria candidaturas como a do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mas também atingiria adversários de Bolsonaro, como o ex-juiz Sérgio Moro, que está cada vez mais apagado no cenário político e eleitoral.

STF e  veto

Mesmo sendo com validade prevista apenas para 2026, a regra revoltou a bancada da bala que,  no sentido figurado, vai atirar pra todo lado pra tentar impedir que ele entre em vigor. Parlamentares afirmam que foi uma manobra, já que a emenda tinha sido derrubada na semana passada e foi ressuscitada. O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) vai acionar o STF, alegando inconstitucionalidade. De toda forma, se passar pelo senado e virar lei, a medida pode ser vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link