Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

Racha: Deputado mineiro do PC do B declara apoio ao senador Alexandre Silveira (PSD) para o senado

O PC do B faz parte da federação com o PT e o PV. O pré-candidato ao senado pela federação é o deputado federal petista Reginaldo Lopes

06/05/2022 às 02:27

Apesar de o PC do B estar na federação partidária com o PV e o PT, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PC do B) declarou apoio ao senador Alexandre Silveira, pré-candidato à reeleição. O pré-candidato da federação ao senado, é o deputado federal petista Reginaldo Lopes (PT). Silveira é o pré-candidato ao senado na chapa do ex-prefeito Alexandre kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas.

“Eu quero reafirmar o meu compromisso, como único deputado do PCdoB de Minas nesta legislatura, ao apoio à pré-candidatura do senador Alexandre Silveira. O senador é muito importante para todos nós, para o Vale do Aço, para o Colar Metropolitano, para Minas Gerais. Ele é arrojado e vai sempre lutar e representar Minas, lutando por nossas rodovias, quanedo foi diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), e fazendo este brilhando trabalho em favor da categoria dos trabalhadores em transportes rodoviários de todo o nosso Brasil e, em especial, e nossa Minas Gerais”, disse Celinho Sinttrocel em um evento em Belo Horizonte.

"Se o PT terá Reginaldo pré-candidato  ao senado sem consultar a federação. O deputado (Celinho) pode apoiar Alexandre Silveira. Qual é o problema?", disse uma fonte ligada ao PC do B. 

Crise no PT

O apoio do deputado do PC do B ocorre em meio a uma tensão que quase cancelou a ida de Lula à Minas na semana que vem. Apesar de o evento estar mantido, o formato foi alterado. A princípio, seria o lançamento da pré-candidatura de Reginaldo Lopes ao senado, mas a coordenação nacional decidiu fazer um evento mais genérico, um pré-lançamento do nome de Lula em Minas até que o impasse entre Kalil e o PT seja resolvido. Lula quer apoiar Kalil, mas não abre mão da candidatura de Reginaldo ao senado. O desejo de muitos petistas é que Kalil abandone Alexandre Silveira, o que é dificilmente vai acontecer. Silveira também não considera a possibilidade de desistir. Se ninguém ceder, Lula dará apoio formal a Reginaldo para o senado e apoio informal à Kalil para o governo, em uma tentativa de deixar Silveira à margem da disputa.

 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou