Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

O futuro do Mineirinho 

11/11/2020 às 04:54

Apesar dos rumores de que o governo de Minas poderia se desfazer do Ginásio Mineirinho, na Pampulha, a privatização do espaço está descartada, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura. A resposta oficial foi encaminhada à coluna Em Cima do Fato. Não só o estado não tem interesse em privatizar, como a iniciativa privada, de acordo com fontes ligadas ao espaço, não teria interesse no equipamento que, normalmente, recebe alguns jogos esportivos, eventos religiosos e poucos shows, já que a acústica do ginásio é considerada inadequada. 

Reforma

A situação de conservação não é boa. O equipamento precisa de reformas estruturais e o estado não teria recursos no momento, por isso busca maneiras de viabilizar as obras e não descarta uma parceria com a iniciativa privada, em modelo que está sendo estudado, de acordo com a pasta.

A manutenção do espaço chegou a ser discutida, pelo que a Itatiaia apurou nos bastidores, com a administração da Feira do Mineirinho de forma que, ao invés de pagar o aluguel mensal de cerca de R$ 100 mil, eles cuidassem da manutenção do ginásio, mas a negociação não prosseguiu. 

O ginásio está sem luz há alguns meses depois de um incidente na subestação de energia do local. A contratação da reforma está sendo realizada por meio de licitação, segundo o estado. 

Nova data para saída das federações 

Argumentando a necessidade de desocupar o espaço para a reforma, o Estado deu às federações esportivas, que ocupam salas no Mineirinho, um prazo até junho do ano que vem para que elas deixem o local, o que foi motivo de debate na Assembleia Legislativa. O pedido das entidades é que o prazo de um ano, dado no meio de 2020, seja revisto e comece a contar após o fim da pandemia. As federações usam o espaço gratuitamente. Segundo o executivo é uma forma de incentivo ao esporte. 

A Secretaria de Infraestrutura respondeu que o governo está receptivo à demanda para ampliação do prazo de permanência das federações no Mineirinho e que uma nova data está sendo discutida entre todos os envolvidos.

Feira do Mineirinho 

A Feira do Mineirinho, que usa parte do espaço externo que pertence ao imóvel, paga aluguel e não recebeu pedido de retirada do local para realização de obras. Depois de oito meses sem exposição por causa da pandemia do novo coronavírus, a feira foi retomada no dia primeiro de novembro. Durante o tempo que não funcionou, o contrato de uso, fruto de licitação, ficou suspenso.

Consultada pela coluna Em Cima do Fato, a Secretaria de Infraestrutura respondeu que o contrato da Feira do Mineirinho tem duração de 1 ano e não tem sua renovação garantida, podendo igualmente ser alocado em outro local e ter seu retorno debatido após a revitalização do espaço.

ABC da Política Especial Eleições

Nesta semana, o ABC da Política Especial Eleições traz dicas todos os dias para facilitar a vida do eleitor no domingo (15), dia da votação. A dica de hoje é: quem estiver fora da cidade de votação, do domicílio eleitoral, pode justificar, no dia da eleição, usando o aplicativo e-título. Inclusive os tradicionais pontos de justificativa, como o que era montado na rodoviária em todas as eleições, não vão existir. 

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link